BRA_ Pescar pirañas en el Amazonas

A selva amazônica conta com uma incrível diversidade de vida silvestre. Existem, literalmente, centenas de diferentes espécies de aves, anfíbios e mamíferos. Evidentemente, o peixe mais conhecido da Amazônia é a piranha, que goza de uma merecida má reputação, apesar de seu tamanho ser relativamente pequeno. A maioria tem um corpo robusto e estreito, costuma medir de 14 a 26 centímetros de comprimento, embora existam espécies que crescem chegando a ultrapassar os 40 centímetros. Sua cabeça é proeminente, suas mandíbulas são fortes com uma única fila de dentes em cada uma delas. É um peixe agressivo, com um apetite insaciável de carne, seus dentes afiados e sua mordida intensa podem realmente machucar. Algumas espécies de piranha viajam em grandes cardumes, fato que o cinema utilizou para apresentá-las como uma “quadrilha perfeitamente organizada de assassinas eficientes”. Mas a verdade é que raramente atacam os humanos ou animais maiores do que elas, e poucas vezes seus ataques são realmente graves.

 

Uma prática habitual nos cruzeiros realizados pelo rio Amazonas é a pesca de piranhas. De julho a outubro é a temporada seca, tornando a pesca desse animal perigosa uma vez que os peixes estão famintos e, consequentemente, mais agressivos.

 

Para pescar uma piranha não existe nenhum procedimento especial, mas você sempre vai precisar de uma isca, inclusive será suficiente um gancho de arame com um pedacinho de carne fresca. As piranhas aparecem quando há sangue na água, pois têm um olfato agudo muito desenvolvido, ou pelo ruído feito no rio por uma possível presa. Quando você pescar uma piranha, tenha muito cuidado ao manuseá-las porque seus dentes são muito afiados.

Depois você poderá prepará-las e degustá-las grelhadas, fritas ou em um caldo. Seu sabor é delicioso, mas tenha cuidado com suas pequeninas espinhas.

 

A pesca de piranhas é uma atividade que acontece no Amazonas. Você se atreveria a viver uma experiência inesquecível como esta?

 

 

Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, no Brasil, permitem que o turista viva as emoções mais irresistíveis durante suas férias no Brasil. A excelente localização dos hotéis IBEROSTAR em Salvador, na Bahia, e o navio-hotel Grand Amazon com ponto de atracação em Manaus constituem uma oportunidade inigualável para percorrer os recantos mais belos do país.