MED_ Los hornos de playa de Chave en Cabo Verde

Em Boa Vista encontraremos algumas das melhores praias do mundo, entre elas a Praia de Chave, com águas cristalinas que banham sua areia dourada que se une às dunas do deserto da ilha. É um lugar idílico para desligar e relaxar, além de oferecer excelentes condições para praticar esportes aquáticos como windsurf, kitesurf, snorkeling, mergulho e pesca.

 

Perto dessa bela praia existem ruínas – que revelam um passado mais glorioso – parcialmente cobertas pela areia onde apenas uma chaminé de tijolos permanece na superfície, outrora fornos de Chave.

 

A cerâmica é uma atividade econômica que fez história na Ilha da Boavista, sendo introduzida pelos escravos no começo do século XVII. A existência de quantias inesgotáveis de argila, exatamente no vilarejo de Rabil, próximo da praia de Chave, permitiu o desenvolvimento da produção artesanal de cerâmica. Em 1895 começou a funcionar na praia de Chave uma fábrica de cerâmica, conhecida como “Fábrica de Chave” especializada na produção de telhas, tijolos e azulejos, chegando inclusive a exportar em grande medida para a África Ocidental e demais ilhas de Cabo Verde. Seus produtos eram de alta qualidade, a fábrica utilizava dezenas de trabalhadores provenientes não só de Boa Vista como de outras ilhas, no entanto, ao redor do ano de 1928 fechou suas portas por razões que ainda não estão muito bem esclarecidas. A chaminé da fábrica permanece intacta e emerge imponente sobre as dunas, como testemunho dessa grande empresa cujas ruínas estão praticamente submersas na areia e na memória da ilha.

 

O vilarejo de Rabil é o único lugar onde continua viva a arte da cerâmica em Boavista. Ali você poderá visitar seus ateliês artesanais sendo possível inclusive participar de um curso prático.

 

Visite Boa Vista, pois nesse lugar mágico você poderá ver como a argila ganha forma e beleza. Depois aproveite para desligar na paradisíaca Praia de Chave junto às ruínas de seus fornos escondidos sob as dunas de areia.

 

Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, em Cabo Verde, permitem que o visitante viva os prazeres exóticos mais irresistíveis. A excelente localização do hotel IBEROSTAR Club Boa Vista oferece ao cliente uma oportunidade única de descobrir sua gastronomia, suas festas e sua riqueza cultural.”