CAR_Los Coches de Cuba

 

Cuba é literalmente um museu de carros dos anos 50. Com cerca de 60.000 carros antigos poderemos ver, facilmente, modelos clássicos de diferentes marcas americanas, tais como o Oldsmobile da Chevrolet, Buick, Ford, Studebakers e muitos da antiga marca Chrysler como o Plymouth

Fidel Castro proibiu a importação de veículos estrangeiros, por isso até agora foi quase impossível comprar um veículo novo fabricado fora do país. Os únicos carros americanos que podiam ser comprados para uso particular eram os que tinham sido registrados e adquiridos antes da revolução. E como havia muitos, devido ao rico passado da classe média cubana, os carros clássicos em Cuba foram a regra em vez da exceção.

Os cubanos utilizam esses veículos para suas atividades do dia a dia, enquanto em qualquer outro lugar do mundo esses carros seriam tratados como caríssimas joias de coleção. Os proprietários desses “tanques yankees” estão sentados sobre uma potencial mina de ouro, uma vez que a recente liberalização do mercado do automóvel abre o caminho para uma paisagem diferente nas ruas de Cuba, com a possível venda a estrangeiros desses maravilhosos automóveis clássicos.

Muitos permaneceram em bom estado de funcionamento devido ao excessivo zelo de seus donos. Apesar de ter sido complicado comprar peças de reposição esses veículos continuaram funcionando, graças às peças improvisadas e construídas manualmente que permitiram conservá-los com o carinho e engenhosidade de seus proprietários. Por outro lado, muitos desses veículos, especialmente os almendrones (utilizados como táxi), tiveram seu motor substituído por um motor a diesel normalmente de origem soviética.

Os almendrones são uma das principais atrações turísticas em Cuba. Alguns não têm cinto de segurança, nem ar condicionado, as janelas costumam estar quebradas e as portas abrem repentinamente quando o veículo ainda está em movimento. No entanto, há outros que são oferecidos pela Internet e costumam estar em perfeito estado técnico, inclusive com ar acondicionado. É possível alugar o carro por vários dias seguidos juntamente com o motorista que poderá fazer de guia. Você sempre deverá combinar os preços antes e verificar quanto lhe vão cobrar.

A ilha está repleta de joias dos anos cinquenta, tal como esses clássicos que são um verdadeiro tributo à nostalgia dos velhos tempos. Visite Cuba e confira este museu vivo de automóveis clássicos.

 

A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com um grande número de hotéis distribuídos por várias regiões da ilha de Cuba. Desde os destinos mais conhecidos, como Varadero, até regiões menos turísticas mas igualmente atraentes, como Trinidad ou a majestosa capital da Havana. Os arredores desses hotéis são espetaculares, com praias de areia dourada finíssima, regiões repletas de natureza e edifícios muito significativos da história de Cuba.”