CAR_Trinidad ciudad colonial

Trinidad não é apenas uma das cidades coloniais mais bonitas de Cuba, é a mais bonita das Américas. Está localizada na costa do Caribe, na região de Sancti Spíritus, entre as belíssimas praias virgens de Ancón e as fascinantes montanhas da Serra de Escambray.

Fundada no início do século XVI, em homenagem à Santíssima Trindade, a cidade foi um lugar intermediário para a conquista do continente americano. Mas sua existência e sua história têm relação com a indústria açucareira que floresceu ali e no vizinho Vale dos Engenhos a partir do final do século XVIII até o século XIX. A cidade reflete a prosperidade desse período por meio de sua arquitetura, composta por construções majestosas e luxuosas que convivem com outras modestas. A autêntica e única Trinidad perdurou ao longo do tempo através de suas formas, desenhos e materiais. Por isso não é estranho que em 1988 tenha sido declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Para percorrer Trinidad não é necessário ter guia, a melhor coisa é perder-se passeando entre suas ruas estreitas empedradas, seus edifícios barrocos coloridos em tons pastel, sempre acompanhados de música cubana em suas agradáveis localidades.

A Plaza Mayor é o coração de Trinidad e como muitas cidades coloniais espanholas, a praça é o centro da cidade com espaços verdes e igrejas impressionantes, portanto, é o ponto mais adequado para começar seu percurso. Muitos dos principais pontos turísticos e de interesse se encontram perto ou na Plaza Mayor, incluindo o fascinante Museu Histórico Municipal, a famosa Igreja Paroquial da Santíssima Trindade, e outros museus e joias arquitetônicas.

O Museu Histórico Municipal de Trinidad, que se encontra no belo Palácio Cantero, foi construído no século XIX, é uma mansão com ares de grandeza pavimentada de mármore italiano e grandes quartos abertos. O museu explora a história de Trinidad e suas áreas circundantes. Convém subir à sua torre que oferece uma fantástica vista panorâmica da cidade e do mar do Caribe. Há outros museus interessantes, como o Museu de Arqueologia Guamuhaya, que mostra objetos das comunidades aborígenes da época pré-colombiana; o Museu de Arquitetura Colonial, onde você poderá observar a riqueza da arquitetura doméstica das classes altas dos séculos XVII e XIX; e o Museu Romântico, no Palácio Brunet, que alberga relíquias da refinada cultura local.

No extremo superior da Plaza Mayor você encontrará a Igreja Paroquial da Santíssima Trindade. Sua fachada neoclássica, esbranquiçada pelo sol, contrasta com seus tesouros interiores. A maior igreja de Cuba alberga uma imagem muito venerada, conhecida como o Cristo da Vera Cruz ou Senhor da Vera Cruz. No interior da igreja destacam-se os tetos abobadados e uma série de impressionantes altares talhados em cedro e mogno. A Igreja Paroquial da Santíssima Trindade também é famosa devido à sua acústica.

Depois de visitar suas mansões coloniais e seus museus, você poderá relaxar em um dos restaurantes ou cafés ao ar livre perto da Plaza Mayor. Nos paladares – restaurantes particulares – você degustará a deliciosa gastronomia local à base de frutos do mar.

Quando o sol se põe, as pessoas desaparecem das ruas enchendo as tabernas que oferecem música e danças cubanas. Um lugar muito conhecido é a Taberna La Canchánchara, que deve seu nome a uma bebida regional elaborada com suco de limão, mel e rum. Outros lugares interessantes são a Casa da Música, a Casa da Trova e Palenque dos Congos Reais, onde você poderá tomar uma cerveja ou um mojito enquanto ouve música ao vivo.

Nessa joia colonial cubana convivem passado e presente, criando um ambiente romântico e atemporal. É um lugar mágico que você deve visitar quando viajar por esse incrível país.

“A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com um hotel 5 estrelas em Trinidad: o IBEROSTAR Grand Hotel Trinidad, um hotel luxuoso e perfeito para casais e adultos onde, pensando em seu absoluto descanso, só podem alojar-se pessoas maiores de 15 anos. O IBEROSTAR Grand Hotel Trinidad lhe proporciona uma forma extraordinária de passar suas férias em Cuba, em qualquer época do ano, conhecendo sua cultura, sua gastronomia e sua gente.”