BRA_Cultura afro-brasileña

 

Com mais de oitenta por cento da população afrodescendente, Salvador, capital do estado da Bahia, foi descrita como “a cidade mais africana das Américas.” A Bahia representa uma das grandes mesclas culturais do Novo Mundo, influências culturais africanas estão presentes em todos os aspectos da vida pública e privada, do culto à música, dança, comida, religião até a linguagem. As civilizações africanas deixaram um vestígio indelével e duradouro na cultura regional.

Sem dúvida essa herança fica mais evidente através das tradições musicais de Salvador, tal como o samba, que é o estilo de música e de dança mais popular do Brasil. Suas raízes são africanas e seu berço é a Bahia, estando presente nas obras de Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso e de diversos compositores de todo o país. Salvador conta com uma infinidade de lugares onde você poderá dançar e ouvir sua música em todas as suas formas.

Em Salvador a cultura afro-brasileira pode ser vivida através de apresentações e animadas festas de rua durante todo o ano. Dentre todas as comemorações, o Carnaval – a maior e mais espetacular evento da Bahia – também é uma das maiores festas do mundo. Combina a tradição católica dos colonizadores portugueses com a música e a dança dos escravos africanos, onde os blocos de rua são a base do Carnaval.

Caminhando pelo Pelourinho você vai poder ver, em plena rua, exibições de capoeira, arte marcial brasileira desenvolvida pelos escravos fugitivos para se defender dos mercenários enviados para capturá-los. A capoeira, em sua forma contemporânea, é uma dança de luta ritualizada e estilizada de um grupo de combatentes “capoeiristas”, que formam um grande círculo. No Pelourinho há várias escolas de capoeira, e suas apresentações estão abertas ao público.

Ao passear por suas ruas é inevitável sentir-se embriagado pelos aromas de sua deliciosa cozinha de origem africana. Um aperitivo muito popular é o acarajé – uma massa de feijão recheada com vatapá, um tipo de purê de camarão seco – que costuma ser vendido pelas baianas na rua. Em seus restaurantes você poderá saborear a famosa moqueca, um delicioso guisado de peixe condimentado com leite de coco, bobó de camarão e xinxim de galinha. Uma experiência que seu paladar não deve perder!

Se os tambores do samba estabelecem o ritmo de vida em Salvador, o candomblé é sua força motriz espiritual. Essa religião afro-brasileira é originária das tradições da África Ocidental, do povo banto e iorubá. Os seguidores do candomblé acreditam nos espíritos denominados orixás, e realizam rituais e cerimônias com o objetivo de obter sua ajuda. Se você tiver interesse poderá assistir às cerimônias religiosas nos terreiros como visitante.

A cidade conta com muitos mercados, lojas e centros culturais que vendem artesanato tradicional, tal como entalhes em madeira que representam os santos e espíritos do candomblé, cerâmica, cestas, redes, além de uma ampla variedade de amuletos, enfeites e acessórios utilizados pelos seguidores dessa religião.

Salvador, a primeira capital do Brasil, dispõe de um patrimônio cultural baseado nas tradições e influências africanas convertendo a cidade na “terra da alegria”, onde suas ruas são uma verdadeira festa para todos os sentidos.

 

“O IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 complexos de férias de 5 estrelas em regime Tudo Incluído em Salvador: o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR Bahia. Ambos os hotéis permitem que o visitante passe umas férias perfeitas no Brasil em um belo cenário natural. Esses luxuosos alojamentos oferecem estadias confortáveis, uma grande variedade de restaurantes e bares, centros de spa, piscinas e um completo programa de lazer e atividades esportivas. Além disso, o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR Bahia dispõem de modernas instalações e salas para eventos como reuniões de trabalho ou para a celebração do casamento tão sonhado.”