BRA_ El Faro de la Barra

A entrada da Baía de Todos os Santos era defendida pelo imponente Forte de Santo Antônio, em cujo interior havia e ainda há o Farol da Barra de 22 metros de altura pintado com faixas brancas e pretas. A Barra é o lugar onde se juntam as águas da Baía de Todos os Santos com as do Oceano Atlântico.

No século XVII o porto de Salvador era um dos mais importantes e transitados do continente. Dali partiam embarcações que abasteciam a Europa de açúcar, algodão, tabaco, madeiras e outros artigos provenientes do Brasil. O naufrágio do galeão português Santíssimo Sacramento, ocorrido em 1668, em um banco de areia em frente à desembocadura do rio Vermelho, fez com que as autoridades decidissem construir nesse lugar, em 1698, um farol para auxiliar e orientar os navios que arribavam na Baía de Todos os Santos. O atual Farol da Barra – primeiro farol construído em todo o continente sul-americano – também conhecido como Vigia da Barra ou Farol de Santo Antônio.

No começo era um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada alimentada a óleo de baleia. Atualmente continua funcionando, no entanto, sua torre é troncocônica e seu sistema de iluminação é elétrico.

O Farol da Barra é um dos principais símbolos da capital baiana! Durante a visita é necessário subir umas escadas em espiral, onde é possível observar a maquinaria de seu interior. É uma das vistas mais bonitas de Salvador, sendo bastante recomendável ir ao entardecer para ver um dos melhores pores de sol de todo o Brasil.

Também vale a pena visitar o Museu Náutico da Bahia, dentro do Forte de Santo Antônio, onde se conservam antigos objetos provenientes de naufrágios.

Por isso, quando você for a Salvador, é imprescindível visitar este famoso farol!

 

 “A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 complexos de férias 5 estrelas em regime Tudo Incluído em Salvador, na Bahia: o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR Bahia. Ambos os hotéis permitem que o visitante passe umas férias perfeitas no Brasil em um belo cenário natural. Esses luxuosos alojamentos oferecem estadias confortáveis, uma grande variedade de restaurantes e bares, centros de spa, piscinas e um completo programa de lazer e atividades esportivas. Além disso, o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR Bahia dispõem de modernas instalações e salas para eventos como reuniões de trabalho ou para a celebração do casamento tão sonhado.”