BRA_El acarajé de las bahianas

O acarajé é a joia da coroa das comidas de rua de Salvador, tanto é que o encontramos em todas as ruas. Como a maioria dos pratos da cozinha afro-brasileira, essa iguaria sagrada e deliciosa, está intimamente ligada às crenças do candomblé, sendo preparada nos terreiros como oferenda a Iansã – orixá feminino – sincretizada com Santa Bárbara. Normalmente, só pode ser preparada pelos filhos de santo.

Acarajé significa em yorubá, língua proveniente da Nigéria, “comer bola de fogo”. É

uma espécie de bolinho feito com massa de feijão fradinho, que costuma ser recheado com camarão e um molho de pimenta bastante forte.

No período colonial eram as escravas libertadas que saíam, à noite, para vender acarajé na rua munidas com cestos ou bandejas na cabeça, sendo também oferecido aos santos nas festas relacionadas com o candomblé. Atualmente pode ser encontrado nas ruas de Salvador, e em outras cidades do Estado da Bahia e, mais raramente, em outras regiões do país.

A Baiana do Acarajé é a mulher que se dedica à venda dessa especialidade e de outros deliciosos pratos da região. É o meio de sustento para muitas mulheres da Bahia, onde o ofício é passado de geração para geração. Você poderá reconhecê-las através de suas tradicionais roupas brancas formadas por grandes saias compridas, rodadas e armadas, turbantes na cabeça e colares supercoloridos dedicados a seus Orixás.

O Acarajé, no ano de 2005, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, concedendo às Baianas do Acarajé seu merecido reconhecimento.

 

 

 

“O IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 complexos de férias de 5 estrelas em regime Tudo Incluído em Salvador: o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR Bahia. Ambos os hotéis permitem que o visitante passe umas férias perfeitas no Brasil em um belo cenário natural. Esses luxuosos alojamentos oferecem estadias confortáveis, uma grande variedade de restaurantes e bares, centros de spa, piscinas e um completo programa de lazer e atividades esportivas. Além disso, o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR Bahia dispõem de modernas instalações e salas para eventos como reuniões de trabalho ou para a celebração do casamento tão sonhado.”