CAR_Las joyas de la Riviera Maya

A Riviera Maya é um paraíso formado por praias de areia branca com águas de tonalidade azul-turquesa, junto de uma exuberante selva cheia de cenotes de pedra calcária e imponentes ruínas de vilarejos maias. Esses enigmáticos sítios arqueológicos da Riviera Maya representam uma das grandes joias deixadas pela cultura maia.

· Tulum que em maia significa cidade amuralhada, conhecida antigamente como Zamá, ou seja, amanhecer, dispõe dos únicos restos maias à beira-mar, localizados em frente de uma das praias mais bonitas do planeta onde é possível presenciar, todas as manhãs, um dos amanheceres mais belos do Caribe.

Fortaleza que viveu seus momentos de esplendor durante o período pós-clássico da civilização maia, entre os anos de 1200 e 1450, essa cidade foi transcendental para o comércio do México Antigo, exercendo de elo entre o comércio marítimo e o terrestre.

É imprescindível visitar El Castillo, o templo mais destacado das ruínas localizado à beira de um penhasco; o Templo del Dios Descendente com sua escultura da divindade descendente; e o Templo de los Frescos em cujo interior existem afrescos da cosmogonia maia.

· Os arqueólogos acreditam que Cobá foi uma das cidades mais poderosas do povo maia – habitada pela primeira vez ao redor do ano 100 a.C. – alcançando a cifra de 50.000 habitantes durante seu apogeu. Possui a maior rede de calçadas de pedra do antigo mundo maia, denominados sachés (caminhos brancos), e conta com inúmeras estelas que são monumentos esculpidos em pedra que representam mulheres.

A maior pirâmide de Cobá chama-se Ixmoja, e é parte do grupo de edifícios Nohoch Mul. A pirâmide mede 42 metros de altura e ao contrário de outros lugares maias, ainda é possível escalá-la, caso você se atreva! Dali poderemos ver a selva como se fosse um espetacular tapete verde.

· A cidade sagrada de Chichén Itzá foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988. É uma das principais áreas de restos arqueológicos maias e sua monumental arquitetura conta com uma destacada influência tolteca. Fundada aproximadamente no ano de 525 d.C. ultrapassou a passagem do tempo e é uma das conquistas culturais mais impressionantes da Mesoamérica.

A pirâmide de Kukulcán, denominada El Castillo, destaca-se entre os monumentais edifícios da esplanada de Chichén Itzá. Este espetacular templo piramidal mede 55,5 metros de largura e 24 metros de altura e é uma das sete novas maravilhas do mundo moderno.

Cada lado da pirâmide tem uma grande escadaria, 91 degraus por lado e 1 a mais que leva ao templo superior, sendo no total 365 degraus, um por cada dia do ano. Projeta um jogo de luzes e sombras que se assemelham a uma serpente, Kukulcán, o equivalente maia de Quetzalcóatl (a serpente alada). Se você chegar a vê-la, não se esqueça de lhe dar uma palmadinha quando estiver saindo das ruínas!

A Riviera Maya é muito mais do que um lugar paradisíaco, por isso, venha conhecer essas três grandes joias da história da Mesoamérica!

 

IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 7 hotéis na Riviera Maya, distribuídos entre Playa del Carmen e Playa Paraíso, duas das localidades mais bonitas da região.”