BRA_La playa de Itapua

 

Uma das praias mais famosas de Salvador está localizada a apenas 21 quilômetros do centro da cidade, rodeada de recifes, possui águas mornas e tranquilas, areia branca, enormes coqueiros e formações rochosas que, quando a maré baixa, se convertem em piscinas naturais perfeitas para um banho sem riscos.

Itapuã, em tupi-guarani, significa “a pedra que ronca”, pois segundo diz a lenda todas as vezes que a maré baixava havia uma rocha que roncava.

Essa localidade mítica foi imortalizada por famosas canções como “Tarde em Itapuã” dos compositores Vinícius de Moraes e Toquinho ou pela bela canção “Saudade de Itapuã” do compositor Dorival Caymmi.

No início dos anos cinquenta era apenas uma pequena colônia de pescadores, já nos anos sessenta se tornou o centro de reunião dos boêmios da Bahia. Atualmente é uma das praias preferidas pelos soteropolitanos, onde residem famílias cujo sustento continua sendo a pesca junto a artistas maravilhados pelo seu ambiente boêmio. Suas casas coloniais, quiosques com tetos de palha, inúmeras bancas de comida típica e seus alegres bares atraem diariamente turistas e moradores da região.

Um dos melhores lugares para comer acarajé (bolinho de feijão-fradinho servido com pimenta malagueta e camarão) é na banca da “Cira”, outro clássico de Salvador.

O Farol de Itapuã, com mais de 20 metros de altura e propriedade da marinha brasileira é outra atração turística, além da praia que é um dos pontos de desova das tartarugas marinhas preservadas pelo projeto TAMAR.

Fique até o pôr do sol, pois assim você assistirá ao espetáculo dos reflexos prateados sobre a areia e verá como o farol vai ficando avermelhado enquanto toma uma cerveja bem gelada nos alegres bares dessa região. Ah, e não deixe de tirar uma foto da escultura da Sereia de Itapuã, banhada pelas águas do mar e situada em pleno vilarejo.

Em Itapuã você poderá contemplar em uma margem a costa com suas palmeiras e ondas que murmuram em um incessante ir e vir, e na outra a cidade de Salvador. Enfim, uma praia mítica e sedutora que ninguém deve deixar de conhecer!

 

 

“A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 complexos de férias 5 estrelas em regime Tudo Incluído em Salvador, capital da Bahia: o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR Bahía. Ambos os hotéis permitem que o visitante passe umas férias perfeitas no Brasil em um belo cenário natural. Esses luxuosos alojamentos oferecem estadias confortáveis, uma grande variedade de restaurantes e bares, centros de spa, piscinas e um completo programa de lazer e atividades esportivas.”