MED_Practica senderismo en la  impresionante Garganta de Samaria

Na ilha grega de Creta temos a Garganta de Samaria, um dos desfiladeiros mais imponentes da Europa que ano após ano atrai centenas de pessoas de todo o mundo que desejam atravessar esse belo cenário natural, único e espetacular. É a Garganta mais longa da Europa, alcançando um comprimento de 16 km, que se eleva a 1.200 metros de altitude. A parte mais larga da garganta mede 150 metros, e a mais estreita 3 metros. O parque abre apenas nos meses de verão, de maio a outubro, porque durante o inverno as águas do rio ficam perigosas.

O Parque Nacional das Montanhas Brancas ou de Samaria é o único parque nacional da maior das ilhas gregas. É um território rude, formado por rochas calcárias, vales profundos e falésias onde vivem os dois animais mais emblemáticos da ilha: o quebra-ossos, o mais belo dos abutres europeus, e o agrimi ou kri-kri, uma espécie endêmica de cabra-montesa que conta com suas últimas populações nesse espaço natural protegido e na ilha de Dia, situada a pouca distância da costa de Heraklion, a capital de Creta.

Durante o início do passeio é necessário descer degraus de pedra durante um bom tempo, mas sempre tendo muito cuidado para não escorregar (por isso é importante usar um calçado que não tenha sola lisa) e, posteriormente, aparecerá o traçado de uma via às vezes lisa, às vezes irregular, através da qual se caminha bastante bem. Logo penetraremos na base da garganta e aí sim vamos encontrar muita pedra, portanto, devemos ter muito cuidado ao pisar! Finalmente, depois de termos passado pelo Check Point de saída deveremos seguir uma via devidamente asfaltada até o vilarejo de Agia Roumeli. A partir daí ainda faltam 2 longos quilômetros para chegar ao prêmio final: o refrescante banho de mar e o descanso até a hora de pegar o ferry. O tempo necessário para completar a viagem varia entre 4 e 7 horas, dependendo da capacidade de cada pessoa. Como pudemos perceber trata-se de uma rota que os amantes das caminhadas não devem perder!

Fazer caminhada não é apenas um esporte, uma atividade cultural ou um passeio pela natureza, também é uma viagem pessoal que enriquece, libera e permite conviver com os demais. O desfiladeiro de Samaria, praticamente virgem, nos proporciona uma experiência que jamais esqueceremos.

 

“O grupo IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 hotéis na ilha de Creta, de 4 e 5 estrelas e com opção de alojamento em regime Tudo Incluído. Estes hotéis oferecem tudo o que os visitantes buscam durante suas férias na ilha grega: um completo serviço de gastronomia com bares e restaurantes de todos os tipos, um programa de entretenimento que vai do relax de um spa à adrenalina própria de atividades como o esqui aquático, passando por esportes que podem ser praticados nas instalações do hotel, como o tênis. Além disso, as noites oferecem uma infinidade de espetáculos para terminar com chave de ouro suas férias de Creta.”