CAR_¿No conoces la refrescante michelada

A michelada ganhou popularidade no México durante os anos 40, quando as pessoas começaram a misturar molhos picantes na cerveja. Sua origem conta com duas versões: a primeira corresponde a Michel Ésper, que segundo dizem inventou a bebida no bar de um clube esportivo de San Luis Potosí. Com o passar do tempo a bebida ficou conhecida como “michelada” em homenagem ao seu criador. Outra versão, a mais simples, diz que o nome é a contração da frase “Mi cerveza helada” (Minha cerveja gelada).

Independentemente de qual seja a origem de seu nome, o que realmente importa é que existem tantas formas de preparar a michelada quanto mexicanos em idade de consumir bebidas alcoólicas. Pode ser que essa afirmação seja exagerada, mas é correto afirmar que é uma bebida muito popular no México, por isso mesmo tem muitas versões dependendo da parte do país onde seja preparada e consumida. Contudo, a versão mais comum é um copo grande onde se umedece sua boca com um limão partido e logo se impregna com uma mistura de sal e ají picante. Depois se agrega gelo a gosto no copo (em algumas regiões não costumam pôr gelo) e a seguir se adiciona um pouco de molho inglês e outro de Tabasco, além de suco de limão. Finalmente, completa-se essa mistura com a cerveja preferida (bem gelada) e já está pronta a michelada!

A michelada pode variar dependendo do tipo de cerveja escolhida. Devido à sua grande variedade de estilos e sabores, é perfeita para acompanhar a comida mexicana. A bebida é preparada com cervejas claras que ajudam a refrescar o paladar sem perder o sabor dos alimentos, por isso é um bom acompanhamento de um prato típico à base de porco denominado cochinita pibil, por exemplo. Mas se você for daqueles que preferem cervejas com mais corpo, as pretas com notas de chocolate e café exaltam perfeitamente os sabores robustos de pratos com grande personalidade, como o mole.

Seria imperdoável que você viajasse para qualquer lugar do México e não experimentasse uma michelada, por isso considere-se avisado! ;-)

 

 

 “Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, no México, estão localizados em áreas privilegiadas para permitir que seus clientes conheçam todas as qualidades do país: a poucos metros das praias, rodeados pela natureza e com os sítios arqueológicos mais importantes ao alcance das mãos.”