BRA_El desierto que se inunda

E todos perguntarão: como pode haver um deserto no Brasil, uma das zonas mais úmidas do mundo? Como diria Dom Quixote: Cosas veredes amigo Sancho (Coisas inacreditáveis verás, amigo Sancho!). O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, não é uma miragem, mas sim uma extensão de uns 300 quilômetros quadrados de dunas brancas e lagoas que poderiam ser definidas como uma das áreas mais fascinantes do mundo. Cercado por grandes mangues, berço de espécies marinhas como amêijoas e caranguejos e refúgio de pássaros (de fato, a região é uma das melhores para o avistamento de pássaros), as dunas estendem-se da costa até mais de cinquenta quilômetros rumo ao interior formando uma savana de areia completamente branca da qual recebe seu nome.

As intensas precipitações ocorridas durante a época das chuvas permitem que entre junho e setembro se formem milhares de lagoas de água doce. De setembro até o final do ano as precipitações são escassas e as lagoas vão secando-se. Em janeiro começa a estação das chuvas que vai até maio, mês no qual as lagoas vão ficando cheias. As chuvas podem atingir em um ano recorde os 1.600 mm, quase 300 vezes o que chove no Saara. Peixes, tartarugas e amêijoas vivem nestes lagos que quando chega a estação árida desaparecem como se nunca tivessem existido. Então, como é possível gerar vida com tanta facilidade? A explicação é relativamente simples: nunca foram embora dali! Os ovos das espécies que habitam essa região sobrevivem graças à areia das dunas, enquanto estão secas, saindo para a vida no momento em que a água volta a enchê-las.

O forte calor dessa região (mais de 30º C) pode ser compensado com um refrescante banho em suas lagoas cristalinas, tal como a famosa Lagoa Azul. Os lagos são um grande atrativo para o turismo, pois são perfeitos para se banhar em um lugar muito original, mas sempre com um bom protetor solar e um boné.

O deserto do Brasil ficará eternamente em sua memória!

 

 

“Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, no Brasil, permitem que o turista viva as emoções mais irresistíveis durante suas férias no Brasil. A excelente localização dos hotéis IBEROSTAR em Salvador, na Bahia, e o navio-hotel Grand Amazon com ponto de atracação em Manaus constituem uma oportunidade inigualável para percorrer os recantos mais belos do país.”