BRA_No todos los brasileños son cariocas

Quantas vezes já ouvimos ou lemos que o Brasil é “um país carioca” ou que se refiram aos brasileiros como cariocas apesar de serem de São Paulo? Os dedos de uma mão não seriam suficientes para contar o número de vezes que isso se repete. Por isso, queremos esclarecer de uma vez por todas e para sempre: “Carioca” é a definição do gentílico do Rio de Janeiro, portanto, somente quem nasce em tal cidade, capital do Estado de mesmo nome, podem ser denominados cariocas. Quem nasce no estado de Rio de Janeiro é denominado fluminense, da mesma forma que paulistas são os nascidos no estado de São Paulo ou baianos os nascidos no estado da Bahia.

Referir-se ao Brasil como “um país carioca”, escrever isso em um jornal, site, blog, twitter, canal de televisão, rádio é como dizer que a “Espanha, é o país madrilenho” ou os “Estados Unidos, o país nova-iorquino”. É como dizer que a seleção espanhola é a seleção madrilenha ou andaluza ou manchega ou catalã e que, por sua vez, isso se generalize sendo considerado algo normal. Você imagina?

De onde provém este gentílico? Carioca era o nome que os índios davam a um regato no Rio de Janeiro, que atualmente desemboca através dos inúmeros canais subterrâneos existentes na baía da Guanabara, em frente a cidade. A palavra compõe-se pelas vozes tupi-guarani: kari, ‘homem branco’ e oca, ‘casa’, ou seja, carioca é a ‘casa do homem branco’.

Aproveite cada dia para aprender algo novo! ;-)

 

 

 “Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, no Brasil, permitem que o turista viva as emoções mais irresistíveis durante suas férias no Brasil. A excelente localização dos hotéis IBEROSTAR em Salvador, na Bahia, e o barco hotel Grand Amazon com ponto de atracação em Manaus constituem uma oportunidade inigualável para percorrer os recantos mais belos do país.”