CAR_El espectacular Cenote dos Ojos

A estas alturas com certeza você já sabe o que é um cenote, mas para os mais distraídos informamos que um cenote (do maia dzonoot: ‘buraco com água’) é uma dolina inundada de origem cársica. Existem vários tipos de cenotes: a céu aberto, semiabertos e subterrâneos ou em grutas. Esta classificação está diretamente relacionada com a idade do cenote: os considerados maduros são aqueles que se encontram completamente abertos e os mais jovens ainda conservam sua cúpula intacta. Os cenotes foram formados durante a época em que o nível do mar baixou, durante a glaciação no Pleistoceno. os cenotes são, na maior parte dos casos, alargamentos de complexas redes fluviais subterrâneas que, em ocasiões, abrem passagem para o mar. Neles, a água marinha mais densa do que a doce, pode penetrar pelo fundo do sistema freático. Por isso há cenotes em que a partir de determinada profundidade a água passa de doce para salgada, inclusive a muitos quilômetros da costa.

Após esta breve introdução sobre o mundo dos cenotes agora queremos falar especificamente sobre o famoso Cenote Dos Ojos, localizado ao sul de Playa del Carmen e ao norte de Tulum, no estado de Quintana Roo, México. A exploração de Dos Ojos foi iniciada em 1986 e prossegue até hoje. O nome de Dos Ojos faz referência a dois cenotes vizinhos que se interligam em uma grande área de grutas compartilhada entre ambos com aparência de dois grandes olhos. Dos Ojos se mantém no top 10, embora em algumas ocasiões chegou a situar-se entre os 5 primeiros dos sistemas de grutas formadas debaixo da água mais longas do mundo desde seu descobrimento.

A temperatura da água é de 25°C durante todo o ano e a profundidade máxima é de aproximadamente 10 m na área da gruta. A água é excepcionalmente clara, cristalina, pois a água da chuva se infiltra através da pedra calcária, de extraordinária pureza. A caverna é habitada por uma grande diversidade de peixes e, pelo menos, por dois tipos de camarão de água doce. Também é possível ver morcegos em alguma das passagens aéreas, a denominada Bat Cave.

Mergulhar em Dos Ojos, nos cenotes em geral, é uma experiência única no mundo, um privilégio que permite que o mergulhador penetre nas entranhas da terra em uma viagem fascinante nos domínios do submundo maia. Você vai perder essa maravilha?

 

“A Iberostar Hotels & Resorts conta com 2 hotéis de 5 estrelas na área de Playa del Carmen. Tanto o hotel IBEROSTAR Tucán quanto o hotel IBEROSTAR Quetzal oferecem alojamento em regime Tudo Incluído. Durante a estadia, em qualquer uma destas propriedades IBEROSTAR, os hóspedes poderão desfrutar de todas as comodidades que só hotéis desta categoria podem oferecer: serviços de spa, esportes, a melhor gastronomia e quartos com encanto.”