CAR_Nadando con tortugas en Akumal

Akumal, localizado a 120 km de Cancun, é um paraíso de praias virgens com água cristalina e áreas naturais que tem como habitantes centenas de tartarugas protegidas pelas autoridades nacionais. Akumal é um dos lugares mais tranquilos da Riviera Maya situando-se a apenas 37 quilômetros de Playa del Carmen, por isso, não é à toa que é a região preferida dos amantes da tranquilidade, do mergulho e da natureza.

Em Akumal é tão fácil ver tartarugas marinhas como é para elas ver humanos nadando ao seu redor. Como é relativamente fácil vê-las, também é muito importante nadar com muita responsabilidade, convém manter uma certa distância para respeitar seu espaço e ser cuidadosos com elas e com a natureza. Por isso, não devemos tocá-las jamais e, sobretudo, convém distanciar-nos delas quando vierem para a superfície respirar. Imaginemos o estresse que pode significar se alimentar e respirar rodeadas de gente! Também há outra regra importante para apreciar as tartarugas: não devemos ficar junto delas mais de um ou dois minutos, podemos observá-las brevemente e seguir nosso caminho em busca de outra espécie ou algo para ver sem incomodá-las por muito tempo.

Na baía é obrigatório o uso de colete salva-vidas, uma forma de impedir que os banhistas façam imersões e, consequentemente, permaneçam flutuando sempre na superfície sem tocar nem afetar a vida submarina. Outra regra importante consiste em não utilizar protetor solar, caso tenha que usá-lo deve ser biodegradável. O problema dos protetores solares é que se acumulam na água que não se renova com facilidade dentro do recife, sendo portanto produtos que prejudicam a vida marinha, incluindo as tartarugas. Em Akumal é fácil encontrar sombra debaixo dos coqueiros, na própria praia, onde poderemos nos proteger do sol sem usar protetor solar se quisermos nadar.

Uma experiência sem dúvida maravilhosa e que não esqueceremos jamais!

 

E para completar o passeio: Em Akumal também há cenotes terra adentro, inclusive existe um que é simplesmente imperdível, ligado ao mar a apenas três quilômetros da baía principal (é possível ir caminhando). É o incrível cenote Yal-ku.

 

 

A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 7 hotéis na Riviera Maya, distribuídos entre Playa del Carmen e Playa Paraíso, dois dos cenários mais bonitos da região. Todos eles de 5 estrelas e Tudo Incluído colocam à disposição dos hóspedes todas as comodidades que só hotéis desta categoria podem oferecer: serviços de spa, esportes, a melhor gastronomia e quartos com encanto.”