ESP_JabugoHuelva

A província de Huelva, a Oeste da Andaluzia, faz divisa com Portugal e é banhada pelas águas do Oceano Atlântico. Passar férias em Huelva é garantia de praia e bom tempo graças à sua localização. Mas esta província ao sul da Espanha, que goza de 300 dias de sol por ano, não só é famosa por seu clima e suas praias da Costa da Luz. Huelva é conhecida em todo o mundo também por seu maravilhoso presunto: o grande Presunto de Jabugo. Só por isso já merece uma visita, não é mesmo?

Uma das grandes coisas proveitosas e apetitosas que podemos fazer nesta localidade é a rota do presunto de Jabugo. Falar de Jabugo é falar da capital do presunto e dos embutidos de porco ibérico (morcelas e salsichões serranos, lombo, morcones, etc.), pois a cidade concentra inúmeros matadouros, secadouros e fábricas de embutidos. No entanto, embora conte com a merecida honra de servir de chamariz dos melhores presuntos, a localidade de Jabugo não é a única especializada em sua produção.

No interior da província de Huelva, a Sierra de Aracena é um parque natural conhecido universalmente por um produto gastronômico de primeira ordem: o presunto ibérico de bolota, que devido à sua qualidade ostenta a Denominação de Origem Presunto de Jabugo. Os amantes deste delicioso produto e do turismo gastronômico em geral, vão desfrutar com esta rota, que pode ser traçada de acordo com seu gosto através de diferentes visitas. Para iniciá-la você deveria começar fazendo uma visita ao Museu do Presunto, onde vão ensiná-lo o que é imprescindível para identificar um bom presunto ibérico. Depois convém conhecer as denominadas dehesas, ou seja, as pradarias por onde os porcos ibéricos de raça pura criados à base de bolota correm livres e felizes. Após ter visitado os porquinhos vivos você deveria conhecer um secadouro de presunto. Além da raça específica (porco ibérico) e um meio natural específico para seu desenvolvimento (dehesa ou pradaria), o presunto ibérico necessita de mais um elemento: a sabedoria e experiência do elaborador, e isso se consegue em um bom secadouro.

E para concluir, o melhor de tudo: o grande ritual de degustação e corte do presunto! Esta é minha parte favorita ;-) . Uma das experiências mais divertidas que você poderá incluir em sua Rota do Jabugo consiste em participar de uma oficina para aprender cortar o presunto. Ao contrário do que se pensa, você vai ver que não é nada fácil! As fatias devem ser curtas e muito finas, devem ficar transparentes permitindo ver a lâmina da faca, que também deve ser apropriada para cortar presunto. Difícil. Muito difícil. Mas não importa se você não conseguir, porque vai poder comê-lo da mesma forma e essa é a grande recompensa!

Então, você não se anima a fazer a rota? Se for amante do presunto com certeza que sim e se não o conhecer já está na hora!

 

“A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 1 resort Tudo Incluído em Huelva, em Isla Canela, a 50 km de Huelva capital: o hotel IBEROSTAR Isla Canela. É um complexo perfeito para umas férias a dois ou com as crianças que oferece uma variada oferta de relax e entretenimento.”