MED_La cocina tradicional marroquí ataca los sentidos

A cozinha marroquina é uma mistura de gastronomias provenientes de diferentes culturas como a berbere, mourisca, mediterrânea, africana e do Oriente Médio, no entanto possui personalidade própria porque nunca recebeu influência turca ao contrário das demais cozinhas do Magrebe.

A cozinha marroquina é uma das mais sensuais do mundo invadindo diretamente os sentidos, possui um aroma e um sabor que nem todas as cozinhas internacionais são capazes de conseguir. Ao mesmo tempo sua elaboração é muito simples, muito familiar, e como diz um provérbio marroquino: “durante as refeições não se fala”. Excetuando o cuscuz que habitualmente é comido com colher, os marroquinos costumam comer com os três dedos de sua mão direita.

Sua principal característica é o uso magistral que conseguem fazer do doce e do salgado. Os ingredientes utilizados nos pratos tradicionais do Marrocos são diversificados, destacando-se as hortaliças, as carnes, as leguminosas e as especiarias.

O contraste de sabores é habitual na gastronomia do Marrocos. Alguns dos principais pratos são a Harira, uma sopa que tem como base as leguminosas, hortaliças e condimentos, além da carne. Outro prato típico é o Tagine, de carne ou peixe, acompanhado de diferentes tipos de legumes.

A Pastilla é feita de massa filo e carne, também é um prato saboroso, tal como o Cuscuz que combina frango e cordeiro no que se refere a carnes, junto com legumes, sêmola e ovos. Também se destacam as saladas de legumes que servem de acompanhamento para muitos pratos tradicionais.

As sobremesas da gastronomia marroquina são deliciosas. Mel, pistaches e frutos secos tais como as nozes e as amêndoas são os principais ingredientes. Quanto às bebidas, a cerveja e o vinho são as habituais, enquanto o chá de menta é a bebida típica do país.

A refeição é um ato de hospitalidade e quando se convida um viajante para comer é um ato formal de gratidão. Costuma-se reservar uma das melhores posições na mesa. o chá com menta e a refeição são oferecidos mal o convidado entre pela porta de casa, e uma recusa categórica por parte do visitante é considerada um ato rude! Então você já sabe, jamais rejeite o chá quando lhe ofereçam!

 

 

 

Os hotéis que a IBEROSTAR Hotels & Resorts tem no Marrocos são verdadeiros oásis de luxo e conforto de 4 e 5 estrelas, onde os hóspedes encontrarão tudo o que buscam durante sua estadia. Dispõem de quartos acolhedores e serviços de gastronomia, esportes e entretenimento para todos os gostos.”