MED_Los-indudables-encantos-de-Essaouira

A umas 2 horas e meia da efervescente Marrakech se encontra uma das cidades mais agradáveis, autênticas e bonitas do Marrocos: Essaouira, conhecida também como Mogador. Essaouira foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO e sua medina é uma das mais interessantes do país por tudo o que tem para oferecer tanto para os turistas quanto para os incondicionais amantes dos esportes aquáticos ou da cultura.

Atualmente Essaouira é uma cidade que conta com uns 70.000 habitantes, tem uma economia baseada no turismo, na pesca e no artesanato. O charme de seu conjunto histórico teve sua origem, em grande parte, desse caráter único e dessa personalidade própria que emana de sua história agitada, assim como do esplendor de suas intermináveis praias que recebem os incessantes ventos alísios, tão valorizados e perseguidos pelos “surfistas” e demais amantes das acrobacias aquáticas, fazendo com que seja uma das cidades marroquinas com maior fluxo de visitantes. A praia de Essaouira é bastante grande e está protegida das correntes marítimas e ondas pela ilha de Mogador. Não é excessivamente profunda e é segura para as crianças.

Mas Essaouira não é apenas uma bonita cidade histórica amuralhada com praia, é muito mais do que isso. A contínua presença de oficinas de marcenaria, ateliês de pintura, exposições, galerias de arte, músicos entre muitas outras coisas, lhe confere um atrativo especial. Em Essaouira as manhãs podem ser utilizadas para qualquer tipo de atividade, como visitar os arredores, no entanto, o período da tarde sempre nos convida, inevitavelmente, a passear pelas muralhas e pelo porto, cujo acesso é feito através do monumental Portão da Marinha.

Em definitiva, Essaouira é uma cidade muito interessante que vale a pena ser visitada, tanto por dois dias quanto para estar uma semana praticando surfe, perdendo-se pelos seus fantásticos arredores semidesérticos, indo ao alegre festival de música africana ou simplesmente descansando do ruído e do calor marroquino.

 

Cuidado: Essaouira é famosa porque na praça do porto há uma infinidade de pequenos “restaurantes” de frente para o mar onde se pode comer peixe fresco assado. Não comam ali! É uma absoluta armadilha para os turistas, é muito mais barato comer nas clássicas barracas marroquinas. Por 3-4 euros por pessoa se come bastante bem. Também por 6-8 euros por pessoa você pode comer sentado em um restaurante e ter, além disso, um bom serviço.

 

 

“Os hotéis que a IBEROSTAR Hotels & Resorts tem no Marrocos são verdadeiros oásis de luxo e conforto de 4 e 5 estrelas, onde os hóspedes encontrarão tudo o que buscam durante sua estadia. Dispõem de acolhedores quartos e serviços de gastronomia, esportes e entretenimento para todos os gostos.”