BRA_Un magnífico desierto de dunas blancas y lagunas

Os Lençóis Maranhenses são, sem dúvida alguma, um dos lugares mais maravilhosos do Brasil. Se juntarmos sua indiscutível beleza com o fato de que o turismo de massa ainda não chegou à região, temos o destino perfeito. o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, é uma extensão de uns 300 quilômetros quadrados de dunas brancas e lagoas que poderia ser definido como um dos lugares mais fascinantes do mundo.

Compreendem uma faixa de dunas que se estende da costa, por cerca de cinquenta quilômetros, rumo ao interior formando um lençol de areia completamente branca a partir do qual recebe seu nome: Lençóis Maranhenses. os lugares imprescindíveis que não podem deixar de ser visitados são: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses perto de Barreirinhas, os Pequenos Lençóis, no caminho para Atins; Caburé, Atins e os Lençóis perto de Atins. Também é possível visitar os Lençóis a partir de Santo Amaro, que se situa na parte ocidental do parque embora isso implique dar uma grande volta.

Visitar este deserto pode parecer complicado, mas não é, já que os humildes vilarejos que o rodeiam estão acostumados e adaptados aos turistas acolhendo com amabilidade todo aquele que queira visitá-los. Em Barreirinhas, por exemplo, há pousadas e restaurantes que servem os pratos típicos da região, além de dispor de lojinhas de artesanato. Sua população, que durante anos, quase até a declaração de Parque Nacional, vivia isolada do mundo moderno, conserva até hoje uma forma de vida simples e mantém seus velhos costumes, como pescar nos períodos de chuva e trabalhar nas fronteiras do parque durante a estação seca.

A melhor época para conhecer os Lençóis vai de junho a setembro, quando termina a estação das chuvas e as lagoas estão cheias de água. De setembro até o fim de ano chove pouco e por essa razão as lagoas vão secando até ficarem, muitas delas, sem água. Em janeiro começa a época de chuvas, que é muito intensa durante os meses que vão de fevereiro a maio, ocasião em que as lagoas ficam cheias.

 

Conselho importante: cuidado com a inclemência do sol da região. Não devemos começar nosso passeio pelos Lençóis sem nos lambuzar de protetor solar e levando bastante água, pois não há nenhum lugar onde comprá-la a milhas de distância.

 

“Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, no Brasil, permitem que o turista viva as emoções mais irresistíveis durante suas férias no país. a excelente localização dos hotéis IBEROSTAR em Salvador, na Bahia, e o navio-hotel Grand Amazon com ponto de atracação em Manaus constituem uma oportunidade inigualável para percorrer os recantos mais belos do país.”