BRA_LASAldeLATierra

O cineasta Wim Wenders filmou o documentário O Sal da Terra (The Salt of the earth), um longa-metragem sobre a vida e a obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado (Aimorés, Minas Gerais. 1944). Nos anos 70, Sebastião Salgado era um economista que concluía sua tese em Paris e trabalhava para a Organização Internacional do Café em diferentes projetos junto ao Banco Mundial. Até que tomou uma decisão radical na vida: abandonar tudo para se dedicar à fotografia. Começava a lenda do grande fotógrafo social.

A partir de então, com sua câmera, fotografou o melhor e o pior do planeta e também o melhor e o pior da humanidade. Cobriu guerras e observou as consequências da fome, descobriu paisagens que poucos seres humanos (pelo menos ocidentais) jamais poderão desfrutar e visitou tribos que mal se comunicam com o mundo exterior.

Salgado, após chegar ao limite em Ruanda, já neste século distanciou-se para contemplar a natureza em seu conjunto. Impulsionou o Instituto Terra, que plantou mais de dois milhões de árvores em sua fazenda familiar, situada em sua terra natal, realizando seu reflorestamento e recuperando parte da Mata Atlântica. “No princípio acreditávamos que era uma ideia maluca. Mas tudo se transformou de uma forma incrível.” Também comenta que é importante fazer o que for possível a favor do meio ambiente.

Esses 40 anos com sua câmera nas mãos foram relatados neste maravilhoso documentário dos diretores (o filho do artista, Juliano Ribeiro Salgado, e o mestre do cinema alemão Wim Wenders), misturando imagens das viagens do gênio brasileiro com sequências do próprio Salgado que observa a câmera e narra sua epopeia.

Trailer oficial:

https://www.youtube.com/watch?v=pG3YLpZKomE&feature=youtu.be

 

 

 

“O Brasil esconde uma infinidade de tesouros naturais e culturais prontos para serem descobertos. Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, no Brasil, oferecem o maior conforto e os serviços mais completos para que famílias inteiras desfrutem ao máximo de sua estadia no Brasil.”