MED_Merzouga

Situado a sudeste do Marrocos, no Vale do Ziz, Merzouga é um povoado pequeno e encantador que nos permite conhecer a verdadeira magia do deserto. Emerge como um dos portões de entrada para o Saara, é o lugar mais destacado da região de dunas de Erg Chebbi e, por esta razão, uma parte fundamental no itinerário de muitos turistas que visitam o país. O Erg Chebbi é o mais acessível e, portanto, o mais conhecido dos pequenos ergs, localizado entre o maciço de Taouz e o deserto rochoso conta com uns 20 quilômetros de comprimento. Deixar atrás as grandes cidades imperiais, atravessar o Atlas e penetrar neste cenário único é a opção escolhida por uma infinidade de amantes da natureza e da aventura de todo o mundo.

Merzouga oferece paisagens impressionantes que vão passando diante de nossos olhos e cuja natureza vai mudando à medida que nos aproximamos, pouco a pouco vai surgindo um imenso horizonte de areia perante o qual ficamos completamente cativados. O povoado está localizado junto a uma das dunas piramidais mais impressionantes do país, com uns 50 quilômetros de comprimento e 5 de largura e uma altura que alcança a bagatela de 350 metros. A areia de suas dunas possui a típica cor alaranjada saariana e é composta por grãos de quartzo de tamanho muito similar.

Como destino turístico, a cidade de Merzouga está perfeitamente organizada e oferece hotéis, albergues e Riads de qualidade. Abundam as propostas de passeios (4×4, quadriciclos, dromedários…) para visitar as dunas e nos bosques de palmeiras do interior são instalados acampamentos onde se pode comer, desfrutar de algum espetáculo e passar uma noite tranquila em uma tenda sob um céu repleto de estrelas. Também é uma oportunidade única para entrar em contato com os povos berberes e conhecer, em primeira mão, sua vida simples, sua cultura e suas tradições.

Se tivermos a possibilidade de viajar entre os meses de outubro e novembro poderemos presenciar a Festa das Tâmaras, um dos eventos mais destacados da zona. Trata-se de uma ocasião privilegiada para descobrir os produtos, a gastronomia e os costumes locais e desfrutar de eventos surpreendentes como a tradicional corrida de dromedários nas dunas de Merzouga.

 

“Os hotéis que a IBEROSTAR Hotels & Resorts tem no Marrocos são verdadeiros oásis de luxo e conforto de 4 e 5 estrelas, onde os hóspedes vão poder encontrar tudo aquilo que buscam durante sua estadia. Dispõem de acolhedores quartos e serviços de gastronomia, esportes e entretenimento para todos os gostos.”