ESP_Costa de la luz, Chiclana

 

A Costa da Luz compreende o litoral espanhol do Golfo de Cádiz. Uma região situada a sudoeste da Andaluzia que se estende pelas zonas costeiras das províncias de Huelva e Cádiz, desde a desembocadura do rio Guadiana até Tarifa. Dispõe de uma oferta turística bastante relevante com vagas hoteleiras e de lazer, tanto de sol e praia quanto rural, gastronômica e cultural, oferecendo campos de golfe, parques aquáticos e portos esportivos. Destaca-se a beleza de seus espaços naturais protegidos, falésias, marismas e praias formadas por intermináveis dunas de areia fina. Seu nome provém da luz viva que ressalta a limpeza de suas ruas, seus muros caiados, o dourado de suas praias virgens e o reflexo do mar.

Um dos povoados mais chamativos da Costa da Luz é Chiclana de la Frontera, município integrado entre o Parque Natural da Baía de Cádiz e a Zona Natural das Marismas de Sancti Petri. Em seu belo litoral há praias extensas e de areia fina como a Playa de la Barrosa, com oito quilômetros de comprimento que se estendem desde a falésia que a separa da Playa de Sancti Petri até Loma del Puerco. A Barrosa, dotada de importantes infraestruturas turísticas, goza de mais de 300 dias de sol por ano e conseguiu importantes distintivos de qualidade graças à sua gestão do meio ambiente.

Além de suas praias destacam-se espaços como o Complexo endorreico de Chiclana, Reserva Natural que inclui duas lagoas denominadas Jeli e Montellano. Conta com uma superfície protegida de 567 hectares e seu valor ecológico reside no fato de ser um ponto vital para a observação da avifauna nativa entre as quais existem várias espécies em perigo de extinção.

O núcleo urbano de Chiclana, branco e bem cuidado, caracteriza-se por sua vida alegre e agitada e foi declarado Bem de Interesse Cultural pelo Governo Regional da Andaluzia. Nele, dividido em duas partes pelo rio Iro, encontramos monumentos de interesse como a Ermida de Santa Ana, a Igreja de San Juan Bautista ou a antiga fortaleza militar do Castelo de Sancti Petri. Para os amantes do esporte, Chiclana de la Frontera apresenta uma inesgotável oferta de atividades aquáticas sendo um dos destinos prediletos para praticar golfe na Espanha graças, em grande parte, ao prestigiado Club de Golf Novo Sancti Petri. A reconhecida gastronomia andaluza, por sua parte, proporciona um toque de sabor a este lugar onde também podemos desfrutar de uma extensa oferta de lazer e entretenimento para todas as idades, completando umas férias perfeitas.
Não devemos deixar de visitar, durante nossa estadia, as adegas de Chiclana, templos da enologia tradicional onde é possível provar e descobrir o processo de elaboração de seus famosos vinhos fino, oloroso e moscatel com denominação de origem.

 

 

“A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 complexos de férias em Cádiz de 4 estrelas: o hotel IBEROSTAR Andaluzía Playa e o hotel IBEROSTAR Royal Andalus. Ambos estão na Playa de la Barrosa, perto de Cádiz capital e de Chiclana. Foram pensados para passar umas férias relaxantes e divertidas em Cádiz a dois ou em família, com grandes piscinas, serviços de animação, zonas de relax e excelentes restaurantes.”