BRA_SalvadorCunaMusical

Salvador é a capital do estado da Bahia e uma das principais cidades do Brasil. É um dos principais centros culturais do país, portanto, viajar para a cidade de Salvador é algo obrigatório devido à sua singular diversidade cultural que se expressa na mistura das tradições ameríndias, europeias e africanas, as quais se refletem em sua gastronomia, folclore e em sua produção artesanal.

A influência baiana em relação à música popular brasileira é impressionante: a bossa nova, a samba, o rock brasileiro, o forró, o axé music… não é à toa que parte dos melhores músicos populares brasileiros da história sejam baianos: João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, o pioneiro do rock brasileiro Raul Seixas, o grande Dorival Caymmi, o grupo dos anos 70 denominado Novos Baianos…

As causas de tanta riqueza cultural e musical só podem ser explicadas pela diversidade de uma cidade multicultural única, não havendo outra igual no Brasil ou no mundo, uma cidade que foi província e capital ao mesmo tempo e recebeu o melhor de tudo o que passou e desembarcou pela sua enorme baía. É aqui onde as misturas indígenas, africanas e europeias chegaram ao seu ponto máximo de riqueza.

Também são importantes os vínculos musicais com alguns países do Caribe, tais como a Jamaica através do reggae, e Cuba através da influência africana: muito recomendável nesse sentido é o excelente documentário de Fernando Trueba, “O Milagre do Candeal” que mostra o grande pianista cubano Bebo Valdés em um percurso musical por Salvador e pelas raízes comuns dos dois povos, uma herança cultural mista, principalmente africana e ibérica, proporcionando à música do mundo artistas notáveis.

A terra de sincretismo religioso também é o caldeirão musical do Brasil. É com esta marca que múltiplos artistas, ritmos e estilos começaram a seguir a história da música brasileira; verde e amarela e de todas as cores, todas as tonalidades, para todos os gostos… Para todo o mundo.

 

 

“A IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 complexos de férias de 5 estrelas com regime Tudo Incluído em Salvador: o hotel IBEROSTAR Praia do Forte e o hotel IBEROSTAR BahíaAmbos os hotéis permitem que o visitante passe umas férias perfeitas no Brasil em um belo cenário natural. Estes luxuosos alojamentos oferecem estadias confortáveis, uma grande variedade de restaurantes e bares, centros de spa, piscinas e um completo programa de lazer e atividades esportivas.”