CAR_LAgoEnriquillo

O Lago Enriquillo, na República Dominicana, estende suas águas entre as províncias de Bahoruco e Independencia. Faz parte do Parque Nacional Lago Enriquillo, Isla Cabritos e da Reserva da Biosfera Jaragua Bahoruco Enriquillo. Trata-se dos restos de um antigo canal marinho que unia as baías de Neiba e Porto Príncipe (Haiti). Está situado aproximadamente a 44 metros abaixo do nível do mar. O nível do lago oscila devido à forte evaporação da zona, a qual não é compensada simultaneamente pela chuva e pelo escoamento das águas superficiais da bacia.

A única ilha que permaneceu dentro do lago é a Isla Cabritos, que atualmente tem uma superfície de 18 quilômetros quadrados. Os ilhotes Barbaritas e Islita desapareceram no final do ano de 2011.

O Lago Enriquillo tornou-se um destino turístico importante, tanto para o turismo nacional quanto estrangeiro. Conta com uma fauna diferente e muito interessante, onde se destacam os répteis e as aves. Entre as mais vistas temos o flamingo e entre os répteis a iguana-rinoceronte e a iguana Ricord. Também é o habitat do crocodilo-americano cuja população se encontra em perigo de extinção.

Nas proximidades do Lago Enriquillo há muitos povoados cuja principal atividade econômica é a agricultura, um dos mais conhecidos é o vilarejo de La Descubierta, assim como o Parque Nacional em suas proximidades, perto de La Azufrada. Outra localidade importante é Boca de Cachón, que se encontra a 28 metros abaixo do nível do mar, às margens do lago. Calcula-se que esta localidade, em poucos anos, ficará submersa em virtude da contínua expansão do lago.

O Lago Enriquillo é ideal para ser visitado em um passeio de um único dia. Com certeza você não vai se arrepender!

 

“Os hotéis da IBEROSTAR Hotels & Resorts, na República Dominicana, permitem visitar os recantos mais bonitos da ilha através de 6 luxuosos complexos situados em Bayahibe, Playa Bávaro e Puerto Plata. Sua excelente localização facilita percorrer a ilha e descobrir todos os seus segredos.”