CAR_Tulum

Tulum, antigo porto maia, é uma das cidades maias mais belas e mais visitadas do México; parte de seu encanto radica no fato de ter sido construída de frente para o mar. Tulum foi uma fortaleza maia que viveu seus momentos de glória no final do período clássico (ao redor de 1000 d.C.). A mais icônica de suas estruturas, denominada “El Castillo”, localiza-se na beira de uma falésia a partir da qual é possível apreciar as águas azul-turquesa do mar. Este é, sem dúvida, o lugar mais fotografado da zona que você não deve perder!

Em uma visita a Tulum, além das atividades aquáticas como snorkel ou mergulho, passeios em cenotes e rios submarinos, ou a visita a outras cidades maias dessa região, há muitíssimas outras atividades para realizar. É imprescindível fazer uma visita ao El Castillo mencionado anteriormente, uma das estruturas mais notáveis de Tulum, devido ao seu tamanho e localização. Situado em cima tem um templo, cuja fachada mostra três acessos ornamentados com divindades, colunas de serpentes e máscaras zoomorfas.

Em O Templo do Deus Descendente não perca de vista a escultura da divindade descendente, esculpida na porta. A imagem representa um homem alado que cai sobre a terra, imitando o pôr do sol.

Perto da entrada do Parque Arqueológico de Tulum fica o Templo dos Afrescos. Uma construção de dois pisos cujos afrescos do interior representam alguns aspectos da cosmogonia maia, a imagem do deus da chuva e diversas oferendas dedicadas aos antigos deuses.

E para concluir o dia e descansar depois de tantas atividades, nada melhor do que descer a falésia pela escadaria acondicionada para tal fim e dar um belo e refrescante mergulho em sua bonita praia

Se você visitar a zona durante a segunda quinzena de outubro não deve perder o Festival da Tartaruga Marinha que acontece em Tulum. Participam desse acontecimento as comunidades de toda a Riviera Maya e Cancún, compreendendo atividades como concurso de pipas, concurso de esculturas de areia, limpeza de praias, oficinas ecológicas e libertação de tartaruguinhas na praia de Xcacel, localizada a 16 quilômetros ao norte de Tulum. ¡Uma maravilha!

 

O que comer: Mas onde realmente levam vantagem nessa zona é na preparação de pratos com peixes e frutos do mar, como o peixe tikin-xic (temperado com achiote), os camarões ao molho de alho e os ceviches. Pergunte sempre pelo peixe do dia; quase sem exceção vão oferecer-lhe um filé de barracuda, de peixe espada ou de dourado e o prepararão a seu gosto.

 

Os hotéis no México da IBEROSTAR Hotels & Resortsse encontram em áreas privilegiadas para que seus clientes fiquem mais perto de todas as qualidades do país: situam-se a poucos metros das praias, estão rodeados de natureza e ficam próximos das jazidas arqueológicas mais importantes.”