MED_knossos-creta

A Grécia conta com uma inumerável lista de monumentos para ver, sentir e analisar com os olhos abertos, e tentar descobrir as ancestrais civilizações que povoaram este país mediterrâneo. Sem dúvida, um dos mais importantes é o Palácio de Cnossos, na ilha de Creta, um incrível depósito que representa perfeitamente todo o esplendor da cultura minóica. Construído por volta de 2000 a.C, este edifício de 17.000 metros quadrados e aproximadamente 1.500 cômodos representava o centro do poder político, administrativo, comercial e religioso, dessa civilização.

A conservação do edifício e a qualidade dos murais e das esculturas, muitas delas conservadas no museu arqueológico de Heraclião, fizeram com que se convertesse em um dos lugares mais visitados pelos turistas. Além disso, de acordo com a mitologia, Cnossos foi a residência do rei Minos, que ordenou a Dédalo que construísse um labirinto para prender o minotauro. Este monstro alimentava-se dos humanos que lhe eram entregues em sacrifício e morreu nas mãos de Teseu, que conseguiu sair do labirinto graças ao fio que Ariadne lhe entregou.

O mais interessante é fazer essa visita com um guia, pois permitirá entender cada um dos elementos e salas do palácio. Dentre eles, destacam-se o pátio central, o piano nobile, o afresco dos Golfinhos, os armazéns e seus incríveis vasos, a sala dos eixos duplos, a grande escadaria, a porta sul e o corredor de Propileu norte, onde se encontra um afresco de um touro atacando, símbolo de Knossos e da cultura minóica.

No entanto, sem dúvida alguma, o que mais chama a atenção da construção é a Sala do Trono de Cnossos. É um dos edifícios mais emblemáticos do palácio, onde se poderão contemplar os afrescos que decoram suas paredes, assim como diversas câmaras com uma pia onde aconteciam os rituais de purificação antes dos sacrifícios para homenagear os deuses.

 

Alguns conselhos: As melhores épocas para visitar o palácio são primavera e outono, para evitar o calor sufocante e as infinitas filas que se formam. Além disso, caso não faça a visita através de um passeio programado, convém ir cedo porque os ônibus de turistas chegam logo cedo e a espera pode ser longa.

 

“O grupo IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 hotéis na ilha de Creta, de 4 e 5 estrelas e com opção de regime de Tudo Incluído. Estes hotéis oferecem tudo o que os visitantes procuram durante as suas férias na ilha grega.”