MED_La isla de Djerba

Conta Homero na sua Odisseia que Ulisses e seus marinheiros, fugindo do canto das sereias, deram com a “ilha dos lotófagos” onde os tripulantes provaram a estranha “fruta do loto” que os fez perder a memória, como caídos no Leteo.

Só Ulisses deixou de comer aquele perigoso fruto, que é possível que fosse a tâmara, e com grande esforço conseguiu resgatar os seus homens da amnésia. E hoje em dia são os tunisianos que, orgulhosos, dizem que a sua ilha de Djerba, localizada no Golfo de Gabés, foi o cenário de tal episódio. Mas indo além das lendas, a História nos conta que a – durante milênios – cobiçada ilha foi defendida a ferro e fogo pelos irmãos Barba Ruiva, temidos e bravos piratas ao serviço do Império Otomano, que venceram as tropas espanholas invasoras.

Conhecida como o “Jardim do Mediterrâneo”, por sua vegetação e por sua gastronomia abundante em frutas, peixes e azeite de oliva, que pintam de verde e ouro as suas palmeiras, refletem um arco-íris de tons ao se unirem com o azul de suas águas e com o branco caiado de suas casas.

Na atualidade, Djerba conta com aproximadamente 80.000 habitantes e possui umas praias muito belas que são a décima parte do litoral tunisiano.

Situada em frente à cidade balneária de Zarzis, estabelecida sobre a cidade romana de Gergis e perfeitamente equipada com hotéis, clubes e instalações de lazer, Djerba vai seduzi-lo por sua terra ocre cheia de palmeiras, bem como por seus “menzels”, pequenas casas brancas com forma de cúpula. E isso sem contar as várias descobertas e atividades balneárias oferecidas.

O povo judeu mais antigo de Djerba, Erriadh, alberga a sinagoga do Ghriba, onde todos os anos tem lugar uma peregrinação que atrai judeus crentes de todos os países. Esta sinagoga tem uma das torás mais antigas do mundo.

Para desfrutar um agradável passeio à beira do mar, vá até o porto de Ajim, em cujas proximidades se encontra o palmeiral mais denso da ilha. Ali também está o pier de chegada da balsa do Jorf, que conecta por mar Djerba com o restante do país.

Bicicleta, tênis, passeios a cavalo, esqui náutico, ultraleves a motor, mergulho e pesca são outras das atividades que você poderá praticar em Djerba. Ficar entediado? Impossível!

 

“Na localidade de Djerba, o IBEROSTAR Hotels & Resorts dispõe de um acolhedor hotel 3 estrelas recém reformado. De estilo tunisiano e em frente à praia de Djerba, este hotel oferece a opção de alojamento em regime Tudo Incluído. Os que procuram umas férias tranquilas na Tunísia poderão desfrutar o melhor atendimento neste hotel que conta com todos os detalhes para conseguir proporcionar o máximo conforto aos seus hóspedes.”