Festa do Senhor do Bonfim Na foto: Foto:Alberto Coutinho/AGECOM

A capital da Bahia congrega todos os tipos de turismo e, por esta razão, agrada a diversos estilos de turistas, tanto brasileiros como estrangeiros. Os interessados no aspecto religioso, cultural e histórico do país devem visitar as velhas igrejas da cidade. Dentre elas, está a igreja da Ajuda, fundada pelos jesuítas no século XVI, e a igreja da Ascensão do Senhor, que homenageia os apóstolos de Cristo. A igreja alberga em seu sótão uma capela, um batistério e uma sacristia. Outro famoso templo é o de Nosso Senhor do Bonfim, construído no século XVIII. Precisamente nesta igreja é celebrada uma das manifestações religiosas e culturais mais importantes da Bahia, a Lavagem do Bonfim, que é uma atração em si.

Na procissão, que alcança quilômetros de extensão, todos os baianos se vestem de branco e caminham da igreja Conceição da Praia até a igreja do Bonfim, que está no alto da Colina Sagrada. O evento, que atrai até 800 mil pessoas por ano, ocorre todas as segundas-feiras do mês de janeiro. O cortejo é aberto pelas baianas, com seus pomposos vestidos brancos imaculados e seus copos cheios de água de cheiro, a qual é derramada na igreja e sobre as cabeças dos fiéis que acompanham a procissão. Todos os devotos e grupos de Afoxé homenageiam Oxalá, cantando hinos especiais para louvar o Senhor do Bonfim.

É um espetáculo impressionante, que mostra a força do sincretismo religioso da Bahia e que, sem dúvida alguma, vale a pena presenciar.

 

“O IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 complexos de férias de 5 estrelas com regime de Tudo Incluído em Salvador da Bahia: o IBEROSTAR Praia Do Forte e o IBEROSTAR Bahía.  Ambos os hotéis proporcionam ao visitante umas férias perfeitas no Brasil em um belo entorno natural.”