MED_TunesHueleaEspecias

A gastronomia da Tunísia se destaca pela presença de suas especiarias, o marcante protagonismo das verduras e legumes (cebola, tomate, cenoura, abóbora, etc.), as pastas e as carnes de cordeiro e peixe. As combinações são muito amplas e sobressaem pela intensidade de seus aromas e sabores diversos. As refeições da Tunísia são acontecimentos sociais e quanto mais prolongadas melhor.

Para iniciar o caminho pela gastronomia da Tunísia, nada melhor que o brik, uma das entradas mais tradicionais. Trata-se de uma espécie de pão ou empada que pode ser cozinhada com dois tipos de massa diferentes: filo e malsouka. Como recheio, o atum é a opção número um. Igualmente, muitos cozinheiros o elaboram a base de frango. Além disso, adicionam-se anchovas, ovo, alcaparras e harissa, um molho picante muito comum no Oriente Médio.

O cuscuz aparece como uma das comidas preferidas na Tunísia e países próximos. São mais de 60 receitas diferentes para cozinhar o cuscuz e a essência de cada uma, logicamente, varia dependendo dos ingredientes. Em geral, é cozinhado ao vapor em uma panela na qual são adicionados pedaços de carne (vaca, frango, cordeiro e peixe), verduras e leguminosas. O lablabi é outro típico prato cuja base é o grão de bico, cozinhado com pedacinhos de pão e uma sopa que leva cominho como condimento primordial.

Peça fundamental do folclore gastronômico de países como a Tunísia, Argélia, Marrocos e Líbia é o tajine, cujo nome se deve à vasilha especial na qual é feito. Esta panela de argila cozinha -a fogo lento- as carnes (cordeiro, principalmente), verduras e especiarias para alcançar a medida justa em textura, sabor e aromas. A maior parte dos turistas que visitam a Tunísia provam e repetem os populares Dedos de Fátima, um tipo de “rolinhos de primavera”, recheados com carne moída, ovo, batatas e salsinha ou outros condimentos. Estes preparados são enrolados no que se conhece como pasta brick e fritos. Um autêntico manjar para o paladar!

Um clássico da Tunísia e de grande parte da região norte africana são as tâmaras. O makroud é uma torta que se elabora com sêmola de cuscuz e tâmaras ou figos. Este preparado é recortado em losangos e frito para depois ser servido acompanhado de um típico chá de hortelã tunisiano. Dizem que na cidade de Kairuán se encontra o melhor makroud do país.

Agora vocês já sabem, não saiam da Tunísia sem ter provado todos os pratos mencionados!

 

Os hotéis IBEROSTAR Hotels & Resorts na Tunísia oferecem umas férias tranquilas junto ao Saara ou aventuras em partes iguais, sempre com o maior conforto e os serviços mais completos para que o cliente desfrute ao máximo de sua estadia na Tunísia.”