BRA_InaugurClausura_mundial

A abertura de um evento esportivo como uma copa do mundo de futebol é algo que inevitavelmente marca o sentimento inicial do que serão os primeiros encontros. Mais tarde, a incerteza dos times que passarão a cada uma das rodadas e, sobretudo, a dos finalistas, podem fazer com que este sentimento inicial mude. Mesmo assim, tanto a cerimônia de abertura como a de encerramento são dois dos momentos de mais audiência de todo o campeonato a nível global, o que requer uma dedicação extra para que saia tudo perfeito. E, julgando pelos lugares escolhidos como sedes tanto de uma como da outra, o resultado será digno de ser visto: São Paulo e Rio de Janeiro.

A cerimônia de abertura ocorrerá no novo estádio de São Paulo, o Arena, no dia 12 de junho de 2014, às 17 horas, hora local. Dos três grandes times da cidade, o único que não tinha um estádio próprio com o tamanho e as infraestruturas suficientes para albergar seus jogos era o que conta com a torcida mais numerosa: o Sport Club Corinthians Paulista. A construção deste novo estádio, que será finalizada no começo de 2014, vai, também, dar o impulso necessário a uma das áreas mais carentes de recursos da capital, na qual vivem mais de quatro milhões de pessoas. No Arena também ocorrerão outros cinco encontros, entre eles uma das semifinais.

Por sua parte, a cerimônia de encerramento ocorrerá no domingo 13 de julho, às 16 horas, hora local, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Este recinto, com uma fachada tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e conhecido como o maior estádio do mundo, já que possui vários recordes de presença em jogos, tendo reunido mais de 200.000 pessoas em suas arquibancadas, será remodelado para o grande encontro mundial. O projeto inclui a demolição completa do anel inferior para a construção de uma arquibancada com melhor visibilidade, a melhoria das rampas monumentais e a substituição de todos os assentos. Além disso, também será instalado um novo teto, que captará a água da chuva para a sua reutilização.

Não são poucos os que definem o Brasil como um país de samba e futebol. E a união destes dois elementos nas cerimônias de abertura e encerramento do evento futebolístico mais importante do mundo serão dignas de serem vistas. E, ali, muito mais.

 

Não perca: Maracanã, no Rio de Janeiro, é um desses lugares que todo bom torcedor do esporte rei deve visitar quando viaja ao país. Além disso, graças à copa do mundo, é possível contemplar a atividade dos trabalhadores da Torre de Vidro, criada para a ocasião, e levar um pedacinho do estádio como recordação.

 

“O Brasil esconde uma infinidade de tesouros naturais e culturais preparados para serem descobertos. Os hotéis IBEROSTAR Hotels & Resorts no Brasil oferecem o maior conforto e os serviços mais completos para que famílias inteiras aproveitem ao máximo a sua estadia no Brasil.”