ESP_VirgendelCarmen

O dia 16 de julho é um dia especial para todos os andaluzes: celebra-se a Festa da Virgen del Carmen. Esta virgem é a padroeira de muitas localidades da Andaluzia, especialmente as costeiras, já que, além de tudo, é a padroeira dos marinheiros. Em Málaga, a imagem da virgem é carregada em todos os bairros pesqueiros até chegar ao porto, onde os encarregados de carregá-la, previamente descalços, a embarcam em uma jábega, barco de remo utilizado na província para levar a rede que lhe dá nome, adornada de flores, que percorrerá a costa acompanhada de muitíssimos barcos pequenos. Mas não se trata só de uma procissão.

Nuestra Señora del Carmen é uma das imagens que mais devoção desperta nos municípios costeiros do sul da Espanha, e a passagem de sua imagem pelas ruas é muito mais do que uma procissão. O sentimento que provoca nos malaguenhos é tão grande que, durante a sua passagem, recebe gritos de “Viva” e “Linda” com frequência. Além disso, todo o cortejo vai sempre rodeado de uma atmosfera festiva provocada, em parte, pela banda que toca ali temas como Salve Marinera, Encarnación Coronada ou o Hino da Coroação.

Tanto os portadores como muitos dos visitantes usam o traje típico marengo: uma camisa branca, calça preta, faixa vermelha e alpargatas. As mulheres, por seu lado, vão vestidas com mantilha branca, e é fácil ver trajes tradicionais malaguenhos, o que dá um ar colorido a todo o cortejo e à festa em si.

 

Não perca: Em épocas que não sejam de festa, se você visitar Málaga, não deixe de entrar no Museu do Vidro e do Cristal, situado em um magnífico casarão do século XVIII completamente restaurado. Nele, você poderá percorrer a história da humanidade através do vidro.

 

“O IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com dois resorts de 4 estrelas em Málaga: o hotel IBEROSTAR Marbella Coral Beach, em Marbella, e o hotel IBEROSTAR Málaga Playa, em Torrox-Costa. Ambos os complexos são perfeitos para umas férias a dois ou umas férias com crianças em Málaga