BRA_FestaDoDivino_4

Foram os portugueses os que, no século XVI, trouxeram ao Brasil uma das festas católicas mais importantes do país: a Festa do Divino Espírito Santo. Desde então, esta festa é celebrada em um grande número de cidades e povoados e se transformou em um festejo que mistura devoção religiosa e alegria profana. Esta festa celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus no dia de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, e é uma autêntica relíquia do passado cultural do Brasil antigo. História, tradição e festejo popular se unem em um colorido e alegre encontro entre as várias gerações que formam as comunidades.

As festas, que duram aproximadamente uma semana e meia, são celebradas de forma diferente em cada localidade e foram se transformando com o passar do tempo, mas em todas se conservam as características religiosas de agradecimento e promessas. Especialmente destacável é a celebração desta festa na cidade de Parati, no Rio de Janeiro. Nesta cidade, comemora-se o chamado Boi Divino, com a doação de carne aos pobres, tal e como fez a Rainha Isabel, e de comida e bebida ao restante da população. Além disso, escolhe-se um Imperador do Divino, que será o que levará a voz cantante durante os festejos. São muito prestigiadas as homenagens que ele recebe ao sair da missa. A Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, a Dança dos Velhos e a dos bonecos folclóricos (o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota) transformaram-se em uma das atrações turísticas da região durante as datas em que a festa é celebrada.

As bandeiras vermelhas com o símbolo do Divino Espírito Santo (uma pomba branca) são outro dos símbolos que a fazem inconfundível. Os católicos percorrem os bairros das cidades em procissão e participam das ladainhas de novena, folias e missas cantadas. Como ocorreu em muitos lugares, estes tipos de festividades religiosas foram aproveitadas para organizar outros tipos de atividades mais pagãs, que enchem a atmosfera de diversão e festa e ajudam que sejam mantidas no tempo.

 

Não perca: Outro dos lugares nos quais a Festa do Divino Espírito Santo é especialmente colorida é a cidade de Diamantina, no estado de Minas Gerais, uma cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

 

“O Brasil esconde uma infinidade de tesouros naturais e culturais preparados para serem descobertos. Os hotéis IBEROSTAR Hotels & Resorts no Brasil oferecem o maior conforto e os serviços mais completos para que famílias inteiras aproveitem ao máximo a sua estadia no Brasil.”