ESP_LaCatedral

A Catedral de Santa Maria de Palma de Maiorca, popularmente conhecida como La Seu, é o principal edifício religioso da ilha e merece uma visita tanto pela riqueza e beleza de sua arquitetura como pelo maravilhoso lugar em que se encontra. Trata-se de um templo de estilo gótico levantino construído na beira da baía de Palma. Tem vistas para o mar sobre as muralhas romanas e renascentistas que protegiam a cidade, sendo a única catedral gótica que tem essa peculiaridade.

A Seu teve sua construção iniciada no final do século XIII e terminada em meados do XVII e conta com uma das maiores rosáceas do mundo gótico. Destacam-se na Catedral a sua fachada, a porta Maior e a porta sul ou Mirante, que tem especial interesse por estar decorada com esculturas de Guillermo Sagrera. A beleza da porta do Mirante é espetacular por sua ornamentação com temas geométricos e vegetais, enquanto a sua porta Maior está apoiada sobre quatro majestosas colunas.

No princípio do século XX, o arquiteto Antonio Gaudí dirigiria uma série de trabalhos destinados a recuperar parte do espaço original, além de desenhar também o mobiliário e os impressionantes vitrais. Gaudí utilizou um novo método para dar cor aos vitrais, com a intenção de treinar para depois fazer o mesmo na Sagrada Família, e que consistia em sobrepor três vidros de cores primárias (amarelo, azul e vermelho).

A Seu também passou por uma recente reforma feita pelo famoso pintor maiorquino Miquel Barceló. Entre os anos 2001 e 2006, Barceló reformou a parte da Seu conhecida como Capela de São Pedro realizando um mural cerâmico policromado de 300 metros quadrados que representa o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Barceló produziu o mural cerâmico em Vietri sul Mare (Nápoles) em colaboração com o ceramista Vincenzo Santoriello. A intervenção do artista maiorquino na capela também inclui cinco vitrais de doze metros de altura e o mobiliário litúrgico complementar criado com pedra de Binissalem.

Sem dúvida, qualquer um que visite a ilha deve parar na cidade de Palma e deleitar-se com o seu centro histórico e, estando ali, será impossível não fazer uma visita à majestosa Seu de Palma.

 

“Os hotéis em Maiorca de IBEROSTAR Hotels & Resorts colocam ao alcance do visitante as emoções mais irresistíveis que podem ser vividas na ilha maior das Baleares. A excelente localização dos hotéis IBEROSTAR em Maiorca, espalhados por toda a ilha, constitui uma oportunidade inigualável para descobrir todos os seus segredos.”