croquetas de mandioca

 Hoje a proposta é fazer uma “croquetada” com os seus amigos e familiares. É assim: cada convidado traz um tipo de croquetes de casa, e vocês vão avaliá-los dando uma nota de 1 a 10. O croquete que consiga mais pontos será o ganhador. É um plano divertido para que os mais competitivos mostrem as suas melhores habilidades culinárias.

 Os croquetes são originários da cozinha francesa, mas se espalharam pelo mundo todo, especialmente pela Sicília, Países Baixos e Espanha. Existem diferentes tipos de croquetes dependendo do recheio, que costumam ser de pedacinhos de presunto, bacalhau… mas também é possível usar a criatividade e fazer croquetes de batata (muito típicos na Alemanha), chouriço, morcela, marisco, cogumelo, verdura, queijo, trufa, amêndoas, chocolate, laranja…

 Segue abaixo uma receita de croquete de mandioca, típica da cozinha brasileira, com a qual você vai conseguir uma colocação excelente na competição:

 Ingredientes

- 1 kg de mandioca

- 200 g de camarão pequeno salgado

- 1/2 cebola

- 1 gema de ovo

- 300 g de farinha de trigo

- 1/4 de colher de curry

- 2 colheres pequenas de queijo parmesão ralado

- Óleo para fritar

 Preparo

 Descascar a mandioca e cozinhá-la em água e sal até que amoleça, passar pela peneira e deixar esfriar. Quando estiver fria, retire as nervuras centrais e faça um purê amassando com um garfo. Adicione o camarão, a gema, a cebola previamente dourada, o queijo, o curry e aproximadamente 100 g de farinha para dar consistência. Elabore os croquetes de aproximadamente 3 cm de diâmetro com as mãos untadas de farinha. Frite em óleo abundante até que fiquem dourados.

 Você pode acompanhar os croquetes com uma grande salada e, para beber, cerveja e vinhos brancos leves. Também prepare vários molhos (rosê, bravo, de mostarda…) para molhar os croquetes.

Para o ganhador, prepare um presente surpresa divertido, desde algo simbólico como um diploma a alguma lembrancinha como um kit para fazer croquetes. Vocês vão curtir muitíssimo!