Normalmente, para comer carne ou peixe costumamos usar poucos acompanhamentos: batatas, arroz e verduras. Hoje nós te propomos fugir dessa rotina gastronômica com um acompanhamento original, econômico e típico da cozinha da Bahia, o vatapá, que combina os camarões com o leite de coco. Pode ser servido com camarão fresco, com peixes, com bacalhau com carne de vaca e mesmo acompanhados com arroz. Possui uma consistência de creme e pode servir para combinar os seus pratos de sempre com um sabor tropical, dando aos seus pratos um toque único. Experimente com pratos diferentes e o seu sabor sempre vai parecer distinto, dependendo do prato que o acompanhe.

 

O preparo não é muito complicado. É um prato que pode ser degustado em todos os restaurantes da Bahia, e em quase todo o Brasil. É um prato que se utiliza habitualmente para acompanhar o acarajé, outro prato típico da cozinha da Bahia. O prato é muito famoso no Pará onde a receita sofre variações: ali trocam os amendoins por banana.

 Ingredientes:

 -         1 kg de camarões frescos ou cozidos e descascados

-         50 g de gengibre picado

-         250 g de amendoim sem casca

-         250 g de castanhas de caju

-         1 pequeno feixe de coentro

-         4 cebolas picadas

-         1 xícara de leite de coco. Também é possível utilizar um pouco de leite e coco ralado, deixando-os ferverem uns minutos e depois coando e utilizando o líquido obtido.

-         1 xícara de azeite de dendê. Se você não tiver este azeite, utilize uma mistura de azeite comestível, não use azeite de oliva.

-         Sal e pimenta a gosto

-         Um pão francês sem casca

 Elaboração:

 -         Cortar o pão em rodelas e deixá-lo de molho no leite de coco, até que amoleça.

-         Colocar em um liquidificador os camarões, as cebolas, os amendoins, as castanhas, o coentro, o sal, a pimenta, o gengibre e o pão de molho no leite.

-         Coar bem até que as castanhas e o amendoim estejam bem moídos.

-         Colocar a mistura em uma panela e cozinhar a fogo muito lento durante 10 minutos.

-         Adicionar um pouco mais de leite, até que forme consistência de purê.

-         Adicionar então o azeite de dendê e deixar que comece a ferver.

 A origem do vatapá vem da comida tradicional africana. Este prato nutritivo sempre serviu para unir culturas e estabelecer laços. Se o vatapá é o acompanhamento perfeito para os seus pratos, sua família e seus amigos serão o acompanhamento perfeito para degustar esta comida. Eles vão lamber os beiços!