ESP_SEmanaSAnta_SEvilla
 

A Semana Santa em Sevilha é uma mistura de tradição e religiosidade que nasce em tempos remotos de nossa história. Uma tradição com bases no politeísmo romano na qual os crentes organizavam procissões de seus deuses levados sobre plataformas, absorvida pelos primeiros cristãos que imitarão esta tradição romana mas adaptando-a ao monoteísmo, que se mantém latente mas com força durante os cinco séculos de dominação islâmica na cidade e que será utilizada na reconquista da cidade pelos reis cristãos para potencializar a união da religião de toda a península.

Este fenômeno que se estende até a atualidade, nasce pela necessidade da Igreja de que os fiéis do século XVII, que não sabiam ler, pudessem entender a paixão de Cristo através da encenação das passagens bíblicas. Na atualidade, a Semana Santa de Sevilha é ao mesmo tempo uma demonstração de religiosidade e um espetáculo. O cristão pode viver intensas emoções espirituais e o não crente pode admirar obras de arte realizadas desde o século XVI até a atualidade conservando estas o caráter para o qual foram criadas. O acompanhamento destas imagens é realizado pelos Nazarenos (seguidores de Jesus de Nazaré) que levam os seus rostos cobertos porque se trata de uma penitência que se deve realizar em segredo, sem qualquer exibição pública. Os “Pasos” sobre os quais estas imagens vão colocadas são levados pelos chamados “costaleros” que carregam sobre suas costas um peso para o qual se preparam durante o ano todo.

Para o profano é uma experiência muitas vezes difícil de entender mas, em qualquer caso, surpreendente e, com certeza, marcante. Se você tiver a oportunidade de estar lá, não a deixe passar.

 

“O sul da Espanha seduz e essa sedução é vivida com toda a intensidade durante umas férias na Andaluzia. Os resorts e hotéis na Andaluzia de IBEROSTAR Hotels & Resorts colocam à sua disposição os melhores serviços para desfrutar uns dias maravilhosos em família ou em casal.”