MED_SAntorini

Santorini é um nome de origem italiana dado pelos mercadores venezianos a Thera, nome grego desta ilha carregada de história. Com 73 km2 e 1.800 habitantes segundo o censo, a ilha possui o tamanho ideal para umas férias de um fim de semana ou uma ponte mais longa. Santorini se encontra no extremo sul do arquipélago das Cícladas, de forma que é possível combinar a sua visita com uma volta em algumas destas maravilhosas ilhas. Mikonos é a mais conhecida, mas também é possível visitar Anafi, Ios, Amorgos, Naxos ou Paros. Ao sul de Santorini está Creta, a grande ilha grega que oferece inumeráveis atrações ao viajante. E o que dizer da Grécia Continental com Atenas e Micenas ou a vizinha Turquia. Como vocês podem ver, são muitas as possibilidades para uma viagem pela Grécia durante uma semana de férias, ou para uma volta ideal em um cruzeiro pelas ilhas gregas.

Santorini é o destino de milhares de viajantes que procuram as suas casas caiadas penduradas nas ladeiras de seu terreno acidentado, suas vistas espetaculares e a animação e atmosfera de seus bares, restaurantes e discotecas. Thera é, ao mesmo tempo, a ilha grega que serviu para que os contadores de fábulas imaginassem mitos como o da Atlântida. Santorini, a de duas faces, baía misteriosa, ilha da calma e águas azuis e antigo vulcão que faz ferver as noites de festa, onde tudo é possível.

As praias vulcânicas de Santorini não são as mais conhecidas da Grécia, mas se destacam por sua diversidade, seu encanto particular e a cor mutante de sua areia ou as pedras que as revestem. Nomes como Perivolos, a praia Branca, a praia Vermelha, Baxedes, Pori com seu porto e suas casinhas coloridas, são nomes que você não deve esquecer. Um entorno abrupto e duro, pedra vermelha, branca, preta e o mar azul… Uma maravilha mediterrânea.

Fira, a capital, se situa na margem mais alta do antigo vulcão ao qual se tem acesso por uma das estradas mais singulares e pitorescas de toda a Europa. O relevo íngreme fornece os mais animados e espetaculares percursos no sopé de falésias. Um dos mais recomendáveis é a rota de Imerovigli a Oia. Para os menos ativos, existem ônibus e é possível alugar carros, motos ou inclusive quadriciclos.

Para os gourmets, nós recomendamos que curtam a gastronomia local, exemplo das virtudes da comida grega, em um romântico jantar em frente à caldeira ou no povoado pesqueiro de Armeni. E também a rota do vinho de Santorini, com seus brancos achampanhados e o famoso Vinsanto, um dos vinhos com mais tradição no mundo, não deixem de prová-lo!

Para quem gosta de história, arte e cultura, a visita dos sítios arqueológicos pode ser um contraponto ideal entre a festa, a gastronomia e as praias de Santorini. Akrotiri é o principal e foi reaberto recentemente, mas existem outros como Vlihada, Arhea Thira, Pyrgos, Profitis Elias e Thermi.

 

 

“O grupo IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com 2 hotéis na ilha de Creta, de 4 e 5 estrelas e com opção de regime de Tudo Incluído. Estes hotéis oferecem tudo o que os visitantes procuram durante as suas férias na ilha grega: um completo serviço de gastronomia, um programa de entretenimento que vai do relax de um spa à adrenalina própria de atividades como o esqui aquático, passando por esportes que podem ser praticados nas instalações do hotel, como o tênis.”