BRA_Amazonas

Não existe uma resposta concreta para esta pergunta. Cada época tem as suas particularidades e o rio muda radicalmente conforme seja ou não estação de chuvas. O amazonas é um rio que muda com as estações e cada uma delas tem seu encanto particular!

O Rio Negro, o poderoso afluente do norte da bacia, costuma ser o cenário da maior parte dos cruzeiros e expedições que partem de Manaus, a via de acesso mais comum  ao Amazonas. Aqui eu vou detalhar para você as condições que encontrará no Rio Negro em cada época: seu clima, acessibilidade e o momento em que se encontra a flora e a fauna amazônica. Deste modo, você poderá programar a sua viagem na época que mais se adapte ao que espera encontrar neste destino tão fascinante.

Na estação de chuvas, de fevereiro a maio, o Rio Negro apresenta o maior número de precipitações. As temperaturas são mais amenas e permitem apreciar o contraste da paisagem entre os períodos de chuva e sol. Os animais se mostram especialmente ativos depois de uma chuva tropical, as florestas inundadas se tornam navegáveis pelas grandes embarcações e os igarapés, pequenos braços do rio e canais, são acessíveis de canoa.

Na estação seca de águas altas, entre junho e setembro, o rio alcança seu máximo caudal devido às chuvas registradas em meses anteriores. É então quando se pode navegar a floresta inundada à altura das copas de suas árvores e chegar até lugares inacessíveis na estação seca de águas baixas. É uma época de primavera na qual plantas e árvores florescem e algumas espécies animais se reproduzem Um momento espetacular em termos paisagísticos. Deve-se levar em consideração que os animais podem se dispersar em um amplo espaço e isso dificulta a sua observação já que, gradualmente, o nível das águas baixa.

Na estação seca de águas baixas, de outubro a novembro, as águas atingem seu nível mínimo e aparecem grandes praias fluviais de areia branca onde é possível dar um mergulho para se refrescar, pois as temperaturas são altas, chegando a ser sufocantes no período da tarde. Tartarugas, jacarés e outras espécies aproveitam estas praias para colocar os seus ovos. As tormentas tropicais de verão mostram toda a sua espetacular força. A fauna ocupa os cursos fluviais ainda existentes, o que facilita a sua observação sobretudo durante as primeiras horas do dia e ao entardecer.

A segunda Primavera do Rio Negro se produz entre os meses de dezembro e fevereiro, pois com o aparecimento das primeiras chuvas o nível das águas volta a subir e os rios inundam de novo a floresta. Após o caloroso verão se produz uma explosão de vida e muitas espécies animais têm sua época de reprodução.

Desta forma, agora que você tem todos os dados, já pode escolher o seu momento favorito para curtir a floresta amazônica!

 

“IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com um barco hotel de 5 estrelas em regime de Tudo Incluído em Manaus: o hotel IBEROSTAR Grand Amazon, que faz escala em diferentes pontos da floresta amazônica para realizar excursões em pequenos barcos que exploram a densa vegetação virgem.”