BRA_Manaos

Manaus é a capital do estado do Amazonas e se encontra perto da confluência do Rio Negro com o Amazonas, os rios mais caudalosos do mundo. Constitui o centro econômico e cultural da Região Norte do Brasil.

Perto da cidade, a uns 35 km de distância, está a Praia do Tupé que oscila entre 20 e 80 metros de largura segundo o nível das águas do rio Negro, que depende das chuvas estacionais.

Pode-se ter acesso a esta praia saindo de Manaus em um barco e em uma horinha chegaremos a esta peculiar praia. Um longo trecho de areia branca que ostenta o selo oficial de “Lugar turístico de desenvolvimento sustentável”, com acessos fluviais controlados (limita-se a quantidade de barcos que chegam à Praia do Tupé nos finais de semana e feriados, quando costuma ser mais frequentada) e com várias iniciativas promovidas pelo ecoturismo.

O fascinante contraste entre a total brancura da areia das praias fluviais do rio Negro e a cor escura das águas é a suprema expressão da beleza deste entorno, visualmente tão diferente da imagem típica de uma praia do Mediterrâneo ou do Caribe. O horizonte não é distante, já que divisamos perfeitamente a outra margem. Mas aí não se acabam as diferenças; a forma e o tamanho das praias da bacia amazônica mudam constantemente, seguindo a dança dos ritmos naturais das águas fluviais.

Imprescindível uma visita a esta exótica praia se viajamos a Manaus ou navegamos pelo Amazonas.

 

“IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com um barco hotel de 5 estrelas em regime de Tudo Incluído em Manaus: o hotel IBEROSTAR Grand Amazon, que faz escala em diferentes pontos da floresta amazônica para realizar excursões em pequenos barcos que exploram a densa vegetação virgem.”