iStock_000012705306Small 

O sushi, para os amantes da comida japonesa, é um prato incansável.

Mas por que sempre que tivermos vontade de um prato assim temos que esperar que nos tragam ou ir a um restaurante?

 Também pode ser feito em casa, basta escolher o material e os ingredientes corretos, mas é preciso aprender alguns truques na hora de elaborá-lo.

 O material necessário para preparar sushi é:

 Uma esteira de bambu própria para sushi forrada com plástico para evitar que o arroz fique grudado, uma faca japonesa especial para sushi (ou na sua falta uma parecida) e uma tigela com um pouco de água para molhar as mãos.

Quanto aos ingredientes, você vai precisar de arroz especial para sushi, alga nori, wasabi, atum vermelho cru, previamente congelado, para os sushi makis de atum; e abacate, camarões, pepino e ovas de
peixe-voador para os sushi uramaki califórnia.

O arroz é o ingrediente básico deste prato, e dele dependerá que o resultado final do sushi seja melhor ou pior. Primeiro é preciso lavá-lo para eliminar o excesso de amido, até a água ficar transparente, depois escorrê-lo e cozê-lo por uns 20 minutos.

Em seguida, enquanto o arroz cozido esfria, adicionamos o vinagre de arroz e o misturamos bem, logo deixamos repousar durante 5 minutos.

Para elaborar os sushi makis de atum pegamos uma folha de alga nori seca e a colocamos na esteira de bambu, e sobre ela espalhamos o arroz com as mãos úmidas. Colocamos uma tira de atum vermelho e com a ajuda da esteira fazemos um rolo, ajustando o bambu para que fique apertado.

Cortamos em seis pedaços com a faca (com a folha umedecida).

Coloque um pouco de molho shoyu em vários recipientes, decore a mesa com elementos orientais para ficar em sintonia com o prato. Pronto, você já tem seu sushi maki preparado para comer sem sair de casa!