Pimentão, tomate, pepino, pão, água e alho. Isto é tudo o que você precisar para preparar um gaspacho tradicional, mas a originalidade na hora de criar novas receitas fez com que surgisse uma variedade interminável.

Gaspacho de melão com presunto, branco com aspargos, de morango, de melancia, gaspacho de alface, de ovo, de cereja, de amêndoa e de hortelã… e poderíamos continuar com mais variedades.

Queremos ensiná-los a fazer um destes gaspachos para que vocês possam fazer uma degustação variada em grande estilo.

Gaspacho de morango para dar um toque frutado ao prato de entrada de sua refeição.

 

Ingredientes:

-         250 g de morango

-         300 g de tomate maduro

-         ¼ de cebola

-         ¼ de pimentão vermelho

-         Azeite de oliva extravirgem

-         Vinagre

-         Sal

Para preparar este gaspacho para 4 pessoas, começamos lavando o morango e tirando seus cabinhos. Pelamos os tomates e os pimentões, em seguida os cortamos e colocamos tudo em um recipiente para batê-los. Quando tudo estiver bem triturado colocamos uma dose generosa de azeite, sal e vinagre e voltamos a bater para fique tudo bem misturado.

Por último colocamos a água que dependendo do gosto de cada um deverá ser menos se quisermos que fique mais grosso ou mais se preferirmos mais líquido.

Leve-o à geladeira e sirva bem fresquinho.

E outra das opções que lhes deixamos é o gaspacho de melão com presunto.

 

Ingredientes:

-         700 g de melão em pedaços

-         200 ml de creme de leite

-         Um cubinho de caldo de galinha

-         1,5 g de presunto cru serrano

-         1,5 g de azeite de oliva

-         Sal

Para fazer o creme de melão, devemos ter 700 g de melão já descascado em pedaços, que colocaremos no fundo de uma tigela. Reservaremos à parte cerca de 100 g de melão para fazer umas tirinhas grossas que usaremos para decorar mais tarde.

A seguir trituraremos o melão com a ajuda de um liquidificador, e quando tivermos um creme fino adicionaremos o creme de leite, o azeite de oliva e o cubinho de caldo de galinha. Passaremos novamente pelo liquidificador para que o cubinho se desfaça e fique bem distribuído por todo o creme, e em cima adicionaremos um pouco de pimenta-do-reino moída preta (a gosto).

Por último, serviremos o creme de melão bem gelado nas tigelas ou pratos fundos enfeitados com as tiras grossas de melão reservadas previamente e umas lascas de presunto cru ibérico.

Experimente formas diferentes de fazer gaspacho, garantimos que é uma forma diversificada de adoçar o verão. Portanto, você já sabe que na degustação de gaspachos você deve escolher seus favoritos!