Istambul é, sem dúvida alguma, uma das cidades mais interessantes do mundo. Simplesmente é impossível descrever em um texto breve as centenas de coisas que há para ver e para fazer nesta cidade cheia de exotismo, luz, cores e aromas.

Entre estes lugares de interesse, há vários que vocês não podem deixar de visitar de jeito nenhum. Estas são as visitas imprescindíveis:

· Santa Sofia e a Mesquita Azul (Sultanahmet): Situam-se uma em frente da outra, separadas por um parque. Santa Sofia é a imagem mais conhecida de Istambul, uma imagem que viveu a história da cidade já há quase 1.500 anos e é uma obra-prima da arte bizantina. Agora é um museu e não é necessário cobrir a cabeça com um lenço. Por outro lado, a Mesquita Azul continua sendo um lugar de culto, portanto é preciso tirar os sapatos e cobrir a cabeça. A Mesquita Azul conta com seis minaretes o que, no momento de sua construção, provocou muita polêmica, porque a Meca também tinha seis. Posteriormente, e para apaziguar os fiéis, foi construído na Meca um sétimo minarete para ressaltar a diferença.

· O Palácio Topkapi: É o melhor reflexo da época imperial em Istambul e simboliza o poder alcançado por Constantinopla como sede do Império Otomano. Neste palácio os sultões governaram seu império até meados do século XIX. Em seus 700.000 m2, o Palácio Topkapi conta com quatro pátios e múltiplos edifícios em seu interior: sala de armas, cozinha, estábulos reais, tesouro e muito mais. No mesmo recinto (no interior de suas muralhas), está o Museu Arqueológico. Entre as múltiplas partes que o palácio possui, uma das mais importantes é o Tesouro.

O Tesouro conta com alguns dos objetos mais valiosos do mundo, como o diamante do Spoonmaker (um diamante de 88 quilates que pertenceu à mãe de Napoleão) ou o punhal de Topkapi (a arma mais cara do mundo, elaborada em ouro cravejado de esmeraldas).

Outra parte do palácio que é imperdível é o Harém; lugar onde residia o sultão, sua família e um conjunto entre 500 e 800 mulheres de alto nível cultural, treinadas em uma diversidade de habilidades. A Rainha Mãe era a máxima responsável pelo Harém.

· A Cisterna da Basílica: Apesar de não ser uma das visitas típicas dos guias turísticos, a Cisterna da Basílica (ou Palácio Submerso) é um dos lugares que mais me agradam de Istambul. A Cisterna da Basílica conta com 336 colunas de 9 metros de altura. O estilo das colunas é bastante variado, pois foram reutilizadas antigas estruturas e monumentos. É um refúgio de paz no meio da ruidosa Istambul: sua luz tênue, a música de fundo e o frescor que emana da água a tornam uma visita imprescindível.

· A Torre Gálata: Ocupada pelo Sultão Mehmet II durante a conquista de Constantinopla, a Torre Gálata é uma das torres mais antigas do mundo. No início serviu de farol. Sua altura, de apenas 61 metros, no entanto não é o que mais chama a atenção de suas medidas. O que realmente surpreende é o diâmetro e a largura das paredes, com uma largura de 3,7 metros na base. Subindo à Torre Gálata vocês terão a melhor vista de Istambul. Se quiserem chegar até a Torre fazendo uma viagem histórica por suas imediações, podem apanhar o funicular na estação Tünel na Ponte de Gálata.

· O Grande Bazar: O Grande Bazar de Istambul (Kapalıçarşı) é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo. É um dos melhores lugares da cidade para fazer compras de artesanato, jóias e roupa. E, sobretudo, para viver o burburinho. Visitar Istambul e não se adentrar no Grande Bazar seria como viajar até Marrakech e não percorrer seu souk. Seus milhares de lojas coloridas são um passeio onde poderão despender todo o tempo do mundo, pois centenas de vendedores estarão esperando por vocês com ânsia negociadora. Não lhes decepcionem e pechinchem os preços!

· Um cruzeiro pelo Bósforo: O passeio de barco pelo Bósforo é uma das atividades que não podem deixar de fazer em Istambul; a paisagem, tanto de dia quanto de noite, é simplesmente fantástica. Durante o percurso poderão ver vários palácios e desfrutarão da animada vida de Istambul. Ao longo de todo o trajeto comprovarão como o ambiente da cidade não se reduz só ao centro histórico.

Contei aqui apenas uma pequena parte das coisas que há para ver em Istambul, embora sejam as mais representativas. Dêem uma escapada até Istambul por alguns dias e recordarão a vida toda!

IBEROSTAR Hotels & Resorts conta com um hotel em Antalya, ao sudoeste da Turquia. O hotel IBEROSTAR Bellis é um resort 5 estrelas e Tudo Incluído em Antalya, situado na primeira linha de praia. É o alojamento perfeito para descansar depois de bater perna durante alguns dias pelas ruas de Istambul.