Tenerife, além de ter o melhor clima da Europa, é uma ilha mimada pela natureza e coroada pelo vulcão El Teide, que com seus 3.718 metros acima do nível do mar, é o pico mais alto da Espanha, rodeado de pitorescos povoados e paisagens incríveis.

Se começarmos pelo princípio e procurarmos a origem do nome, diremos que “Teide” é a castelhanização de uma palavra de origem guanche: “Echeyde”, que significa inferno. Os indígenas falavam de um deus, “Guayota” que sequestrou o Sol para castigá-los. Mas Achamán, o deus supremo, o senhor do céu, conseguiu derrotá-lo mantendo o malvado no interior do vulcão sagrado.

Lendas à parte há constância de erupções antigas (há uns 150.000 anos), as quais por sua vez estabeleceram o relevo atual de toda a ilha. Naquele então, erguia-se um vulcão ainda maior que o El Teide, e em uma erupção seu pico fracionou-se e deslizou até o mar ao norte de Tenerife, formando assim as denominadas Cañadas del Teide. Graças às novas erupções elevou-se o vulcão que chegou à atualidade e exerce no visitante um magnetismo especial.

Subir até o cume do El Teide, é uma experiência incrível. A possibilidade de fazer uma parte do percurso de teleférico permite que praticamente qualquer pessoa possa subir, independentemente de sua condição física, e isso merece menção. Se estiverem em forma e, sobretudo, se tiverem espírito aventureiro, não deixem de ir até o cume a pé através de uma trilha que parte da zona da Montaña Blanca, junto à estrada. É o único caminho permitido e seu traçado, muito exigente, requer quase seis horas de caminhada, mas a partir daqui lhes asseguro que não se arrependerão. Levem em consideração que para chegar ao cume devem pedir uma autorização especial

Atravessarão paisagens lunáticas, é como se fossem de outro mundo, dificilmente será possível esquecê-las. De fato, o cenário é muito tentador para o mundo do cinema, em uma zona denominada Las Minas de San José, por exemplo, foi gravada uma parte do filme “Fúria de Titãs”. Também poderão reconhecer os planos de mais de um anúncio de carros. O cenário é simplesmente… fabuloso!!! Muitíssimo melhor do que qualquer estúdio de Hollywood!!! Prestem atenção também na sua vegetação, porque vão ver plantas autóctones que não poderão encontrar em nenhum outro lugar. O tajinaste vermelho é uma beleza. Pode chegar a alcançar uma altura de até 3 metros. O Parque Natural é a única zona de alta montanha subtropical da Europa, o que faz com que muitas espécies que vão poder observar durante o percurso sejam exclusivas daqui.

O Teide é o Parque Nacional mais visitado da Europa e o segundo do mundo. Adivinhe por que mais de 3 milhões de pessoas escolhem visitar o Teide todos os anos. Você só precisa vir e desfrutar!