Aqueles que tiveram a sorte de ter estado em algum de nossos resorts do Caribe, tiveram a chance de desfrutar da impressionante flora e fauna existente nos mesmos. Gostaríamos que vocês conhecessem um pouco mais deste paraíso da natureza e, por isso, fomos ao México, para falar com Saúl Juan Solano, Responsável Técnico pela Unidade de Manejo para a Conservação da Vida Silvestre (UMA) da Iberostar no Iberostar.

Essa sua paixão pelos animais e pela natureza, vem desde criança?

Sim, é nessa etapa de minha vida quando começa meu interesse por aprender e entender alguns aspectos da natureza; tal vocação me leva a formar-me academicamente como biólogo, com ênfase no estudo da ecologia e comportamento da fauna silvestre; assim como no uso sustentável dos recursos naturais.

O que você mais gosta na Iberostar?

O fato de trabalhar em um lugar que conserva áreas naturais, que promove uma política ambiental compatível com a conservação do meio ambiente, dispor dos canais adequados que permitam a fluidez e realização efetiva de meu trabalho, ser parte de um ambiente de trabalho diverso e agradável, considero que são algumas das coisas pelas quais gosto de fazer parte da Iberostar.

Poderia descrever-nos a biodiversidade do Iberostar Paraíso

Basicamente consiste em um cenário natural onde interagem a flora e fauna. Na flora nativa destacam-se as típicas palmas que são características dos ambientes de selva tropical, assim como diversas espécies arbóreas, entre as quais se destacam Manilkara zapota (árvore do sapoti), Brosimum alicastrum (janitá), espécies de grande importância na cultura maia. A fauna está representada por diversas espécies de aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos entre os quais se destacam os quatis ou coatis, pacas ou cutias e os macacos uivadores; espécies com um repertório de conduta único que convidam à observação do cenário selvático. 

Em que consiste seu dia-a-dia no complexo? Qual é a rotina?

O interessante de trabalhar com a natureza é que nem tudo é previsível; portanto devemos estar preparados diariamente para resolver as eventualidades que possam surgir com a fauna.

Meu trabalho, entre outras coisas, consiste em manter a fauna que habita a selva Iberostar em ótimas condições físicas de saúde para cumprir os objetivos de recreação e observação para o turismo visitante; o que envolve uma série de atividades que vão do monitoramento diário dos animais no campo, verificação da qualidade da dieta fornecida para certas espécies até as condições higiênicas e estruturais das áreas de proteção. 

O trabalho para dirigir adequadamente a coleção de fauna nativa e exótica, não consiste apenas no trabalho de campo, mas também de escritório, pois é aí onde o plano de trabalho de curto, médio e longo prazo é planejado e analisado; onde são estabelecidos acordos de colaboração com instituições que manejam fauna silvestre, estabelecido contato com fornecedores de serviços veterinários específicos, e organizada a agenda dos eventos registrados com a fauna, a mesma que serve de suporte para a elaboração de relatórios à Secretaria do Meio Ambiente do México. Oferecemos apoio em relação a assuntos ambientais para os vários departamentos que necessitam e, cotidianamente, prestamos informações ao turismo acerca da fauna que habita a selva do hotel.

Para você, por que é tão importante respeitar a Biodiversidade do planeta?

Basicamente porque a biodiversidade que conhecemos atualmente é o resultado de um processo de milhões de anos de evolução; e nesse sentido a perda de um simples componente pode alterar drasticamente todo o ecossistema; de mesma forma, a biodiversidade é um assunto que está diretamente relacionado com a saúde e qualidade de vida das pessoas; portanto respeitar e garantir sua continuidade deve ser uma prioridade para todos.